O melhor pedaço da Maçã.
MM News

Receba os nossos principais artigos diariamente, por email.

No futuro, enquanto você andar seu iPod será carregado

Camiseta do futuro funciona como bateria para iPod

No futuro, sua camiseta poderá funcionar como fonte de energia para seu iPod, celular e outros eletrônicos. Isso porque cientistas desenvolveram uma forma de gerar eletricidade juntando o tecido da peça a minúsculos fios especiais. Assim, conseguiram criar uma fonte de energia gerada quando o tecido se movimenta. […]

Segundo o G1, o estudo “combina a precisão da nanotecnologia com um princípio chamado de efeito piezoelétrico, que gera eletricidade quando alguns tipos de materiais sofrem pressão.” É uma teoria já bem antiga, mas que só agora está ganhando força já que os cientistas estão constantemente em busca de novas fontes de energia.

Publicidade

Energia pela roupa

Para realizar a façanha, o pessoal do Instituto de Tecnologia da Georgia, nos Estados Unidos, cobriu fibras do tecido da camiseta com fios feitos de óxido de zinco, invisíveis ao olho humano por possuírem apenas 50 nanômetros de diâmetro — nada mais nada menos do que 1,8 mil vezes mais finos do que um único fio de cabelo humano. Alguns deles foram cobertos com ouro.

Publicidade

A carga de energia é então gerada pelo movimento do tecido, que gera tensão e pressão e alimenta o circuito. Eles estimam que um metro quadrado do tecido pode produzir 80 miliwatts de eletricidade, o suficiente para carregar um iPod ou celular.

Os desafios pendentes agora só são dois: trocar o ouro por um material mais barato que também funcione como condutor e o óxido de zinco por outro à prova d’água, que permita que as camisetas sejam lavadas. Os fios que levam esse material precisam estar bem protegidos.

[Dica do Silas Klein, obrigado!]

Ver comentários do post

Carregando os comentários…
Artigo Anterior

Nosso feedback sobre as primeiras doações recebidas pelo MacMagazine

Próximo Artigo

BootPicker: escolha o sistema pelo qual quer iniciar antes da tela de login do Mac OS X

Posts Relacionados