O melhor pedaço da Maçã.

Será que o Numbers não sabe contar?

O leitor Geraldo Neto nos mandou uma curiosidade sobre o Numbers na qual ele duvidava da capacidade do programa de contar (hehehe). Bom, ocorreu que, na divulgação de uma pesquisa tal em seu blog, o Irmãos Brain, ele publicou um gráfico gerado no Numbers e, só depois de alguns comentários, foi perceber que a soma deles totalizava 101% ao invés de 100%.

Publicidade

Sem entender o que ocorreu, ele nos explica que o gráfico foi bem simples, de uma linha com apenas 3 colunas e os seguintes valores A, B e C, respectivamente: 25800, 206 e 446. Decidi recriá-lo aqui e, de fato, o resultado foi o mesmo:

Gráfico do Numbers

Ocorre, pessoal, que por padrão o Numbers trabalha com dados sem casas decimais em gráficos. A confusão foi justamente esta:

Publicidade

Gráfico do Numbers

Como podem ver, adicionando apenas uma única casa decimal (eu recomendo trabalhar sempre com duas para maior precisão) usando o Inspector já nota-se o que ocorreu. Os 3 valores têm casas decimais acima de 0,5, o que faz com que o programa arrendonde os resultados para mais. Desta maneira, o total aparente foi 101%.

Bastava, por exemplo, que o maior valor fosse 97,4% ao invés de 97,5%, ele arredondaria para 97% e a soma daria certa: 100%. Coincidência das brabas.

Ver comentários do post

Compartilhe este artigo
URL compartilhável
Post Ant.

Guia MacMagazine para iPod touch (parte 3): Wi-Fi e Safari

Próx. Post

20 curiosidades sobre Steve Jobs

Posts Relacionados