O melhor pedaço da Maçã.

Cidadãos do Rio agora podem ter a identidade (RG) no celular

Identidade Digital RJ

Carteira de motorista (CNH), de trabalho, CPF, título de eleitor… atualmente já podemos “digitalizar” muitos documentos importantes do nosso dia a dia e colocá-los dentro dos nossos iPhones. Falta o nosso RG (a famosa identidade), não é mesmo? Bem, faltava.

Publicidade

Nesta semana, o Detran-RJ lançou o app Identidade Digital RJ para iOS e Android. Com ele, cidadãos do Estado do Rio de Janeiro podem ter o documento de identidade também no telefone celular, com validade em todo o território nacional — oferecendo mais praticidade a quem precisa usar o documento todos os dias e quer, de uma vez por todas, deixar a carteira em casa.

Vale notar que o uso da identidade virtual não é obrigatório. Quem não quiser tirar a carteira digital poderá continuar a usar o documento físico, em papel, sem problemas.

Segundo o governo, a Identidade Digital RJ estará disponível, de início, para quem tem o documento emitido a partir de 5 de abril de 2019. Após essa data, todas os RGs passaram a ser entregues com um código QR na parte interna, e é com esse código que usuários poderão baixar a versão digital. Se você não tem uma identidade com código QR, não tem jeito — para ter o documento virtual, você terá que fazer uma segunda via do físico para ter o código QR e, aí sim, conseguir gerar o RG digital.

Publicidade

É bom notar que a cada 12 meses será necessário refazer o processo para gerar uma nova identidade digital. Além disso, por enquanto, para atender à Lei Geral de Proteção de Dados, o aplicativo está disponível apenas para maiores de 18 anos — no futuro, pais poderão autorizar a emissão dos documentos digitais de seus filhos.

Nossa meta é deixar o Detran-RJ cada vez mais digital. Com o novo aplicativo, o cidadão tem o documento com mais facilidade, na palma da sua mão. Posteriormente, vamos disponibilizar outros serviços no app, como marcação de serviços de identidade e localização das unidades de atendimento mais próximas.

Adolfo Konder, presidente do Detran-RJ

Sem dúvida, uma boa notícia para cariocas. O único problema, a meu ver, é essa proliferação de apps, cada um armazenando seu próprio documento. Seria muito mais interessante se todos eles pudessem gerar versões digitais compatíveis com o app Carteira (Wallet) do iOS, concentrando o armazenamento de todos eles em um só local.

Um sonho distante, mas quem sabe um dia…


via G1

Ver comentários do post

Compartilhe este artigo
URL compartilhável
Post Ant.

Vídeos de experimentos de câmeras chegam ao iPhone 13 Pro

Próx. Post

macOS Monterey e iPadOS 15.1 ganham segundas Release Candidates [atualizado]

Posts Relacionados