O melhor pedaço da Maçã.

iStick, iLight e outros iObjetos que a Apple nunca vai lançar

iStickO design muitas vezes premiado de Jonathan Ive, tornou-se marca registrada da Apple há vários anos. Ive tem criado produtos que são considerados exemplos de simplicidade, praticidade e beleza. Isto é algo raro no mundo tecnológico, mas empresas como a Apple vem tentando mudar este paradigma, e tem conseguido até mesmo influenciar positivamente outras companhias a se preocupar mais com o aspecto do design, tão importante atualmente. E esta preocupação com a tecnologia aliada à usabilidade e ao design sofisticado e minimalista se reflete em sucesso de vendas. E muitas vezes, infelizmente, surgem os produtos piratas, que enganam o consumidor que acaba comprando produtos de péssima qualidade. Muitos produtos como os iPods e até o iPhone são descaradamente copiados mundo afora. Há casos em que se copiam até os anúncios.

Publicidade

Mas este artigo não é sobre clones de produtos da Apple, mas sobre produtos inspirados pelo seu design, ou que seguem as mesmas influências. Até mesmo aqueles que nunca serão fabricados. Não só os concorrentes diretos da Apple, ou seja, as empresas de tecnologia, mas também outros ramos da indústria se utilizam de aspectos ou do estilo dos produtos da Apple. Lembra dos iMacs e iBooks coloridos? Até hoje encontramos objetos diversos que utilizam a combinação: branco + cores vivas + transparência, que a Apple lançou na última década. Todas aquelas cores, na época, causaram espanto pois até então os computadores eram todos iguais: aquelas caixas beges, quadradonas e sem graça. Nos anos 2000 a Apple veio com uma nova moda: o branco, que logo foi seguido pela concorrência. Tudo ganhou uma versão em branco, aparelhos de som, celulares, computadores etc. E mais recentemente a Apple tem apostado no trio: metal + vidro + preto.

Além dos produtos disponíveis no comércio, a criadora do iPod e do iPhone também influenciou pessoas pelo mundo todo, designers e entusiastas, que andam criando iProdutos ou iObjetos, ou seja, criando projetos de produtos com as características encontradas nos produtos da empresa. São projetos acadêmicos ou pessoais, que nunca serão produzidos de verdade, mas que tentam ser fiéis às características usadas em iPods, Macs etc. Veja alguns deles:

Publicidade

iLightiStick (foto acima): seria um primo bastardo do iPod touch, pois tem os mesmos ícones e interface Cover Flow, mas tem o tamanho de um batom, dois fones Bluetooth e quatro telas touchscreen em sua volta. Criação do designer Alexei Mikhailov.

iLight (foto ao lado): uma lanterna com o jeito Apple de ser. Fino, simples e prática. Tem um botão apenas em sua superfície, é um botão sensível ao toque. Ele serve para ligar, desligar, aumentar e diminuir a intensidade da luz ao deslizar o dedo, e travar com dois toques para evitar que ligue sem querer. Além disso, tem também um logo da Apple que pisca um led amarelo repetidamente em, casos de emergências, fazendo alusão ao S.O.S. em código Morse. Inutilidade criada por Miyoshimasato.

PodWatchE existem diversos outros iProdutos que seriam, na verdade, produtos conceito, ou até mesmo sugestões de como seriam certos produtos caso fossem feitos pela Apple, ou redesign de alguns produtos já existentes. Surgiram diversos rascunhos de iPhones antes da própria Apple fazer o lançamento do seu telefone celular. E houveram sugestões até mesmo após o lançamento.

Outros exemplos de objetos mais ou menos inúteis que habitam os blogs e sites pela internet. Confiram alguns deles. Muitos não passam de piadas e outros são simplesmente mal feitos. Existem até concursos para o melhor design de iProdutos. Que tal um iAnel pra controlar seu iPod ou iPhone? E que tal um carro com cara de iPod mini? Vale tudo. Confira aqui dezenas de iObjetos que concorreram a um concurso do tipo. E os que ganharam. Vejam o primeiro lugar que foi o iVault, algo semelhante ao Time Capsule, lançado agora em janeiro. Será que devo mudar o título deste post? 🙂

Ver comentários do post

Compartilhe este artigo
URL compartilhável
Post Ant.

Faça becapes completos com o SuperDuper! e fique tranqüilo

Próx. Post

O melhor comercial já criado para o Gmail vem da Rússia

Posts Relacionados