O melhor pedaço da Maçã.
MM News

Receba os nossos principais artigos diariamente, por email.

Melhora no desempenho da próxima geração de navegadores

Os navegadores são os programas mais utilizados pelas pessoas hoje em dia. Além de funcionalidade e beleza, um navegador precisa estar de acordo com os padrões da web para garantir uma navegação sem problemas e ter um bom desempenho na abertura de páginas e execução de scripts.

Publicidade

Ícones dos navegadoresLendo o fórum do Mozillazine descobri dois testes para verificar o desempenho dos navegadores com relação a JavaScript e DOM, ambas linguagens muito utilizadas na internet. Como sou um viciado em versões de testes de programas, resolvi comparar as versões atuais e as próximas versões dos principais navegadores para Mac. Esses testes são o Java Sunspider Test e o ACID3 Test.

No teste, os navegadores utilizados foram o Firefox 2.0.0.11, Safari 3.0.4, Opera 9.26, Minefield (Firefox) 3.0b4pre, WebKit (Safari) r30595 e Opera 9.50 Beta 1. Deixei de lado os navegadores Camino, Flock e Shiira, por compartilharem a mesma engine de renderização dos navegadores testados Gecko (Camino e Flock) e WebKit (Shiira).

Publicidade

O Mac utilizado para execução dos testes foi um Mac Pro Quad 2,66GHz com 4GB de RAM:

Mac Pro Quad

No gráfico abaixo a barra azul é o tempo gasto pelos navegadores atualmente, e a barra vermelha é o tempo gasto pelas suas respectivas versões de teste:

Desempenho dos navegadores no Sunspider test

Desempenho dos navegadores no Sunspider test

É interessante notar aqui que o Opera, conhecido pela sua velocidade em JavaScript, foi o primeiro a passar no teste ACID2 mas não conseguiu realizar os testes, travando em todas as tentativas em sua versão 9.26; a versão 9.50 beta conseguiu completar após muita insistência.

Os gráficos mostram uma melhora considerável no gerenciamento de scripts das próximas versões dos navegadores, tendo o Safari uma melhora de 198,97% e o Firefox de 211,72% em relação a versão atual. A vantagem do Safari em relação ao Firefox no gerenciamento de JavaScript, de 29,94% caiu para 24,59%.

Publicidade

Como todos os navegadores testados já passam com louvor no teste ACID2 — que avalia o desempenho em HTML e CSS —, o pessoal da Web Standards Project resolveu criar o ACID3, uma série de 100 testes que testa a compatibilidade dos navegadores com o DOM e o EMAscript (JavaScript). Neste teste, os navegadores ainda têm chão para atingir a perfeição, mas as novas versões têm melhorado muito seu desempenho. Acredito que até a versão final todos os três, se não estiverem 100%, estarão bem próximos disso.

Figura de referência:

figura de referência do ACID3 test

Figura de referência do ACID3 Test

O Safari:

Safari 3.0.4, 39/100 testes realizados com sucesso

Safari 3.0.4, 39/100 testes realizados com sucesso
Webkit r30595, 85/100 testes realizados com sucesso

Webkit r30595, 85/100 testes realizados com sucesso

O Firefox:

Firefox 2.0.0.12, 50/100 testes realizados com sucesso

Firefox 2.0.0.11, 50/100 testes realizados com sucesso
Minefield 3.0b4pre, 67/100 testes realizados com sucesso

Minefield 3.0b4pre, 67/100 testes realizados com sucesso

O Opera:

Opera 9.26, 46/100 testes realizados com sucesso

Opera 9.26, 46/100 testes realizados com sucesso
Opera 9.50 beta1, 60/100 testes realizados com sucesso

Opera 9.50 beta1, 60/100 testes realizados com sucesso

Novamente o Safari lidera a corrida pela adequação aos padrões da internet, seguido pelo Firefox e pelo Opera. Neste teste todos os navegadores tiveram considerável melhora em relação às versões atuais, com destaque para o Safari, que saiu da ultima posição — com apenas 39 testes realizados — para a liderança — com 85 testes realizados.

É bom ver que os desenvolvedores têm se mexido para melhorar cada vez mais o desempenho dos navegadores, é claro que a escolha de qual o melhor navegador é extremamente pessoal. Eu, por exemplo, prefiro o Firefox pela versatilidade proporcionada por suas extensões, o Safari continua sendo imbatível na velocidade e o Opera tem seus adeptos pelo seu pacote completo composto por cliente de email, gerenciador de torrent, leitor RSS, e navegador. Escolha o seu!

Ver comentários do post

Carregando os comentários…
Artigo Anterior

Google lança serviço para criação colaborativa de sites

Próximo Artigo

iPhone 3G pode chegar até o meio do ano com chip Infineon

Posts Relacionados