O melhor pedaço da Maçã.
MM News

Receba os nossos principais artigos diariamente, por email.

Receita coloca IRPF 2008 para download, saiba mais sobre a versão para Mac

Receita Federal

Receita FederalA Receita Federal colocou para download o programa de declaração de Imposto de Renda 2008, o IRPF 2008. A entrega dos documentos será aceita até as 20h de 30 de abril e, ao longo deste período, ela espera receber 24,5 submissões de formulários.

Publicidade

O preenchimento dos documentos direto pelo site da Receita — anteriormente restrito a alguns contribuintes — foi extinto a partir deste ano. A versão para Mac (12.9MB), assim como todas as outras, requer que a máquina virtual Java esteja instalada no seu computador — o que provavelmente já está feito. Caso tenha problemas com isso, baixe no site da Apple a última versão Java disponível para o Mac OS X.

A instalação e execução do IRPF 2008, mais uma vez, não é tão simples. Confira o passo-a-passo:

1. O arquivo que você baixará terá a extensão incomum .command.

Publicidade

IRPF 2008

2. Ao tentar abri-lo, o Leopard o alertará de que é um arquivo baixado da internet, como sempre.

Publicidade

IRPF 2008

3. E aí vem o pepino. O sistema diz que ele não pode ser executado por falta de privilégios.

IRPF 2008

Publicidade

4. Tal como no ano passado, o procedimento mais simples e rápido é, ao invés da baixar a versão para Mac do IRPF 2008, optar pela versão para Solaris e outros sistemas operacionais (12.6MB).

5. O arquivo, neste caso, vem em extensão nativa Java, .jar.

IRPF 2008

6. Ao abri-lo, mais uma vez o sistema pedirá a sua permissão, mas logo executará, sem problemas, o instalador do IRPF 2008.

IRPF 2008

7. Clique em “Avançar”, defina o local de instalação do programa, depois onde quer que sua declaração seja armazenada e, quando a instalação for finalizada, clique em “Concluído”.

8. Você já pode apagar o .jar que baixou e, se não mudou nada no instalador, o programa estará em /Programas RFB/IRPF2008/irpf.jar.

9. Clique duas vezes sobre ele e o aplicativo será executado automaticamente.

IRPF 2008

IRPF 2008

Depois de preencher a sua declaração com o IRPF 2008, para enviar os dados para a Receita será necessário outro programa, o Receitanet Java 2008.

Se você tiver problemas para baixar os aplicativos pelo site da Receita Federal (há dias a sobrecarga está exagerada), recomendamos o mirror Baixatudo, que reuniu todos eles em uma simples página com rápida transferência.

Boa sorte, e não deixe para a última hora! 😉

Ver comentários do post

Carregando os comentários…
Artigo Anterior

YouTube começa a testar vídeos com qualidade superior

Próximo Artigo

Facebook lança páginas para bandas com parceria com iTunes

Posts Relacionados