O melhor pedaço da Maçã.

YouTube começa a testar vídeos com qualidade superior

YouTubeComo anteriormente previsto, aos poucos o YouTube está aumentando a qualidade dos seus vídeos. A priori, a novidade só será aplicada a novos vídeos enviados para o site, mas usuários já descobriram que alguns vídeos publicados (selecionados pela equipe do Google) também estão sendo atualizados com a nova versão.

Publicidade

A resolução dos vídeos está sendo elevada de 320×240 pixels para 480×360 pixels. A qualidade de áudio também foi aprimorada, proporcionando agora áudio AAC estéreo ao contrário do som mono com baixo bitrate até então disponível.

Como a novidade está em fase de testes, o padrão de visualização do YouTube continua sendo a versão padrão conhecida de qualidade. Para acessar versões melhores — evidentemente, nos vídeos nas quais elas já estão disponíveis —, basta adicionar &fmt=6 no final da URL de acesso aos vídeos.

Publicidade

O vídeo abaixo é a famosa filmagem do cachorro skatista que a Apple utilizou para promover o iPhone na época do seu lançamento. É um típico exemplo de vídeo já publicado que ganhou também uma versão com a qualidade elevada. Confira o original:

[youtube]http://youtube.com/watch?v=CQzUsTFqtW0[/youtube]

Agora, clique aqui e veja o mesmo vídeo com qualidade superior. Note a diferença! — inclusive no tempo de carregamento, é claro.

Vídeos com maior qualidade são provavelmente um dos pedidos mais populares e insistentes de usuários do serviço. A necessidade de se mexer neste sentido aumentou ainda mais quando sites concorrentes como DailyMotion e Vimeo começaram a permitir a veiculação de vídeos com qualidade HD 720p em suas bibliotecas.

Publicidade

A Apple também pode ter tido grande influência na tomada de decisão do Google, a partir do momento em que fechou parceria com a gigante e conseguiu que os vídeos fossem convertidos para o formato de vídeo H.264, possibilitando que sejam visualizados nativamente em iPhones, iPods touch e Apple TVs — sem a necessidade de um plugin do Flash ou um browser.

Você deve estar se perguntando: mas como o Google pode simplesmente aumentar a qualidade do vídeo que o usuário subiu para o servidor deles?

Bem, quando usuários fazem upload de vídeos para o YouTube, o arquivo original fica armazenado no servidor do Google, com a qualidade que o usuário mandou. Ou seja, o vídeo com a resolução original fica armazenado no servidor do Google, mas ele então recodifica-o e veicula uma versão com baixa resolução no YouTube. Desta maneira, o Google pode trabalhar com os arquivos originais enviados e recodificá-los para uma qualidade melhor; eles só não podem fazer com que a qualidade seja melhor do que a enviada originalmente, claro. 😉

Ver comentários do post

Compartilhe este artigo
URL compartilhável
Post Ant.

Uma entrevista com Jonathan Ive, chefe de design de produtos da Apple

Próx. Post

Receita coloca IRPF 2008 para download, saiba mais sobre a versão para Mac

Posts Relacionados