O melhor pedaço da Maçã.
MM News

Receba os nossos principais artigos diariamente, por email.

OpenFrame: um telefone fixo inspirado no iPhone… e criado pelo John Sculley!

Essa é ótima: John Sculley, ex-CEO da Apple (sim, aquele que demitiu o Steve Jobs!), hoje responsável pela OpenPeak, finalmente resolveu tornar o seu protótipo Knowledge Navigator realidade. Pegou a sua idéia (que data de meados dos anos 80), misturou com o iPhone e aqui ele está: o OpenFrame.

Publicidade

OpenFrame

O OpenFrame é um telefone fixo recheado de recursos encontrados no iPhone, desenhado para ser usado com serviços como o FiOS, da Verizon. Ele vem com uma tela touch-screen bem grande e uma interface que lembra bastante à do iPhone, além de um fone convencional para a realização de chamadas.

Segundo a PC World, Sculley pode não ter se dado bem com Jobs na Apple, mas ele tem total respeito pela sua filosofia com relação ao design de produtos. O OpenFrame foi concebido como um produto da Apple, revela: “design e usabilidade vieram antes de tudo”.

Publicidade

O sistema traz uma série de funcionalidades para residências, tais como sincronismo entre diversas listas de contatos e calendários, visualização de programações televisivas, envio de mensagens instantâneas ou SMS, previsão do tempo, navegação da web, área multimídia e muito mais. Ele funciona até mesmo como um alarme de cabeceira.

OpenFrame

Publicidade

Os caras estão valorizando bastante a qualidade de áudio via VoIP — segundo eles, é preciso que ela seja pelo menos igual à de linhas telefônicas convencionais para que atinja sucesso. Os aparelhos são baseados em processadores Freescale MX31, todos com dois chips ARM11 de 600MHz. O melhor de tudo, dizem eles, é a liberdade que têm de criar o melhor produto possível sem se preocupar tanto com limitações impostas pela autonomia das baterias ou portabilidade do aparelho, ao contrário da Apple com o iPhone.

O OpenFrame é baseado em uma plataforma aberta, mas nem tanto. Seu OS é baseado em um kernel de Linux hackeado, mas todo o software sobre ele é fechado e proprietário. Desta maneira, a OpenPeak já revelou planos de desenvolver uma API completa para desenvolvimento de aplicativos de terceiros — mas apenas para operadoras, não para consumidores.

O produto será vendido por operadoras de telefonia nos Estados Unidos que desejarem promover seus serviços de internet locais — ele não será encontrado em prateleiras de lojas convencionais. Será altamente subsidiado, para tornar o seu preço acessível. A previsão de disponibilidade é para os próximos 4-5 meses.

Ver comentários do post

Carregando os comentários…
Artigo Anterior
Receita Federal

Como rodar o IRPF 2008 para Mac sem problemas

Próximo Artigo

CNN usa Perceptive Pixel em seu noticiário iReport da "Super Tuesday"

Posts Relacionados