O melhor pedaço da Maçã.

Samsung lançará drive de estado sólido (SSD) de 256GB em 2009

Samsung SSDA Samsung Electronics poderá lançar drives de estado sólido de 256GB até o ano que vem, quadruplicando a atual capacidade dos SSDs hoje disponíveis — e utilizados, por exemplo, em MacBooks Air. Sim, é ela mesma que fornece os SSDs de 64GB utilizados pela Apple.

Publicidade

Até o meio deste ano, já deverão estar disponíveis modelos de 128GB. A Samsung está tentando dobrar a capacidade dos seus drives SSD a cada 12 meses.

A longo prazo, SSDs poderão substituir discos-rígidos em armazenamento para notebooks pela sua leveza, eficiência no uso de força e velocidade de acesso aos dados. O drive SSD SATA II da Samsung é de duas a cinco vezes mais rápido que HDs convencionais, pesa apenas 73 gramas e consome 30% menos força que um disco-rígido comum.

O grande problema dos drives SSD, no momento, são os seus preços proibitivos — só para terem uma idéia, um SSD single-level de 64GB custa hoje cerca de US$600. Na medida em que a indústria passe a utiliza mais e mais a tecnologia, o custo-por-gigabyte desses produtos tende, evidentemente, a cair.

Ver comentários do post

Compartilhe este artigo
URL compartilhável
Post Ant.

Newton: um divertido “vírus” para Mac

Próx. Post

Vem aí o Mac OS X 10.4.12, última atualização para a geração Tiger

Posts Relacionados