A Apple apresentou hoje a primeira leva de novos aplicativos para iPhones e iPods touch, demonstrando uma série de softwares que provam o conceito do seu novo SDK.
Um deles foi um jogo escrito por ela mesma, em duas semanas, que consiste em uma nave espacial onde jogadores tocam na tela para atirar e movem o iPhone para controlar a sua direção.
Engenheiros da Electronic Arts foram convidados ao palco por Steve Jobs para discutir o trabalho que a empresa conduziu em duas semanas num jogo chamado Spore. Mais uma vez, o game utiliza os sensores de movimento do iPhone em diversas áreas de controle — os caras estão transformando o iPhone em um Wii que você pode levar pra lá e pra cá, praticamente.
TouchFX é outro aplicativo demonstrado pela Apple, que permite que usuários distorçam imagens através do toque. Uma vez distorcidas, elas podem voltar ao seu estado original bastando sacudir o aparelho.
Um representante da Salesforce também esteve presente no evento, demonstrando uma versão seu gerenciador financeiro rodando nativamente no iPhone.
A Sega é outra empresa que está trabalhando em jogos para iPhones e iPods touch, e já apresentou uma versão do seu Super Monkey Ball. Eles revelaram que não tinham idéia, até certo tempo atrás, do que o hardware do iPhone era capaz.