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Nubank lança recurso para evitar golpe da falsa central de atendimento

Chamada Verificada, do Nubank

O Nubank anunciou ontem um recurso de segurança que deverá ajudar a coibir um golpe envolvendo bancos o qual tem se tornado cada vez mais frequente. Ele consiste em uma ligação falsa, supostamente da central de atendimento da instituição, muitas vezes levando à perda de valores.

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O novo recurso é a Chamada Verificada, que funciona como uma espécie de identificador de chamadas. Ao receber ligações genuínas do time de atendimento do banco, será possível verificar as informações do atendente no aplicativo do banco, permitindo a confirmação de que a ligação trata-se de um contato legítimo da instituição financeira.

A novidade junta-se a outras proteções do banco, como o Alô Protegido, que bloqueia ligações as quais fraudam o número de telefone do Nubank. A Chamada Verificada, é bom ressaltar, não envolve a gravação de ligações ou permite que a instituição tenha acesso ao conteúdo das chamadas. Além disso, os dados coletados são anonimizados.

Sempre que o banco entrar em contato por ligação com o cliente, será exibida uma mensagem na tela de início do app do banco com os dados da chamada. Após atendê-la, basta procurar pelo alerta para garantir que a ligação é mesmo real.

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Tocando na mensagem exibida, são mostrados o nome da empresa (se é o próprio Nubank ou terceirizadas que prestam serviços para o banco), a data e a hora da ligação e o número do protocolo de atendimento.

Ou seja, se uma ligação supostamente do banco for recebida e não houver mensagem no app do Nubank, isso significa que se trata de uma ligação falsa, podendo-se identificar o golpe em tempo real. Não é necessário realizar nenhuma operação para ativar o recurso, que será liberado para os usuários aos poucos, devendo chegar a todos nas próximas semanas.

Como destacado pelo Tecnoblog, a Chamada Verificada não envia uma notificação para os usuários, sendo necessário abrir o app para atestar a autenticidade da ligação. Além disso, a verificação é feita apenas se o usuário atender a ligação e se a chamada partir do banco. Se o próprio cliente ligar para a central de atendimento do Nubank, não haverá a exibição da mensagem.

Apesar de exigir que o usuário entre no app durante uma ligação — algo pouco prático, vamos combinar —, o recurso representa um avanço em matéria de prevenção de golpes, um problema bastante sério. O banco também destacou outros cuidados importantes para evitar ser vítima dessas práticas, além de afirmar que não liga para confirmar transações suspeitas ou pede que usuários compartilhem senhas ou façam operações durante um atendimento.


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