Matéria deste domingo do jornal Folha de S. Paulo (foto abaixo, clique para ampliar) afirma que a Telefónica (dona da Vivo) já entrou na fase final de negociações com a Apple para trazer o iPhone para a América Latina. A aposta é que, no Brasil, ele já esteja disponível oficialmente para compra ainda em tempo para o Dia das Mães.
Aparentemente o que está dificultando as negociações são as exigências da Apple em participação das receitas e a exigência de subsídio por parte da operadora para a viabilização da venda do aparelho no país.
“[…] pesquisa feita pela consultoria Predicta mostra que o iPhone já responde por quase metade dos acessos à internet via celular [no Brasil].” Para terem uma noção da curva de crescimento, em setembro do ano passado ele correspondia por 10,8% dos acessos. Em fevereiro, o número saltou para 49,7%.
Ainda existe a possibilidade do acordo entre Apple e Telefónica não ser fechado. Segundo a matéria da Folha, na China as negociações com a China Mobile fracassaram — e, pasmem, trata-se da maior operadora de telefonia móvel do planeta, com mais de 350 milhões de assinantes.
Pessoalmente, não me agrada muito a idéia de ter a Vivo como operadora exclusiva do iPhone no Brasil. Mas, do jeito que as coisas vão…