O melhor pedaço da Maçã.

Google Maps ganhará Immersive View, busca na Live View e mais

Google Maps

Aqui vai uma boa notícia para quem utiliza o Google Maps: a empresa anunciou ontem que o aplicativo ganhará quatro novidades para tornar sua navegação ainda mais precisa (e interessante).

Publicidade

Alguns dos recursos, vale lembrar, já haviam sido citados na conferência I/O 2022, em maio. Sobre as novidades, a empresa afirma que elas fazem parte de seus esforços para “criar uma experiência visual com o Google Maps para ajudar a todos a explorar e navegar pelo mundo com mais naturalidade”.

Immersive View (Visualização Imersiva)

O Immersive View é uma mistura do que já conhecemos como Street View junto de uma imagem aérea — aos moldes do Flyover, da Apple. Nessa nova visualização, você verá representações multidimensionais de uma área com informações relevantes sobre os locais, como onde está localizada a entrada e o estacionamento, até mesmo acessar dados como clima, tráfego e ocupação (se está cheio ou vazio). Além disso, será possível adentrar e ver o interior de alguns locais.

Por enquanto, a empresa disponibilizou mais de 250 vistas aéreas com foto realistas, as quais mostram monumentos famosos como a Torre de Tóquio até a Acrópole. Com isso, o usuário estará ainda mais imerso na navegação.

Publicidade

A Immersive View será lançada nos próximos meses em Los Angeles, Londres, Nova York, San Francisco e Tóquio, com mais cidades a serem adicionadas posteriormente.

Neighborhood Vibe (Vibe do Bairro)

Se você estiver visitando um lugar novo, pode ser difícil descobrir o que vale a pena explorar. Em breve no @GoogleMaps, você poderá ter uma visão geral de um bairro com fotos e vídeos dos pontos mais populares ganhando vida em seu mapa. #SearchOn

Quando você estiver visitando um lugar e quiser aproveitar ao máximo as opções culturais, gastronômicas e de entretenimento, a Neighborhood Vibe certamente vai lhe ajudar. Com esse recurso, usuários vão poder explorar o que estiver ao redor do bairro, ver os pontos mais populares por meio de fotos e informações detalhadas diretamente no mapa.

Para isso verificar a “vibe” do local, a inteligência artificial foi utilizada junto das diversas informações enviadas pelos próprios usuários do app que, de acordo com a empresa, chegam a mais de 20 milhões de contribuições todos os dias, incluindo avaliações, fotos e vídeos.

Publicidade

O recurso Neighborhood View será lançado globalmente nos próximos meses.

Busca com o Live View

Utilizando realidade aumentada (AR), o Google implementou, há três anos, a Live View. Com esse recurso, é possível iniciar a navegação e ver, ao apontar a câmera, o caminho a seguir e outras informações relevantes diretamente na tela do aparelho.

A partir de agora, além de utilizar na navegação, será possível realizar buscas com a Live View, de modo a encontrar o que está ao seu redor de forma mais intuitiva. Por exemplo, se você deseja encontrar caixas eletrônicos por perto, basta realizar uma busca e você verá em tempo real os locais, assim como o horário de funcionamento e a movimentação por lá.

Publicidade

A busca com a Live View será lançada inicialmente em Londres, Los Angeles, Nova York, San Francisco, Paris e Tóquio nos próximos meses.

Rotas sustentáveis para desenvolvedores

No ano passado, o Google trouxe a novidade de rotas sustentáveis para o seu app, de modo a ajudar os motoristas a escolher o caminho mais eficiente para gastar menos combustível. De acordo com a empresa, o recurso já ajudou a remover cerca de meio milhão de toneladas métricas de emissões de carbono — o equivalente a tirar 100.000 carros das estradas. A novidade, porém, está disponível apenas nos Estados Unidos, no Canadá e na Europa.

Google Maps rotas ecológicas

A fim de disseminar ainda mais essa ideia, a empresa está expandindo a tecnologia e a disponibilizando aos desenvolvedores, por meio da Plataforma Google Maps. Dessa forma, serviços de entrega ou de compartilhamento de viagens como o iFood ou o Uber, por exemplo, poderão usufruir do recurso e habilitar as rotas sustentáveis em seus aplicativos.

As rotas sustentáveis para desenvolvedores estará disponível em versão de testes ainda este ano.


Todas as novidades anunciadas chegarão ao Google Maps para iOS e Android.


Ícone do app Google Maps
Google Maps de Google
Compatível com iPadsCompatível com iPhonesCompatível com Apple WatchesCompatível com o iMessage
Versão 6.112.2 (279.3 MB)
Requer o iOS 15.0 ou superior
GrátisBadge - Baixar na App Store Código QR Código QR

via TechCrunch [1, 2]

Ver comentários do post

Compartilhe este artigo
URL compartilhável
Post Ant.

Siri fornece informações sobre as eleições no Brasil

Próx. Post

STARZPLAY agora se chama Lionsgate+

Posts Relacionados