A clássica interface via abas do Google Docs foi agora substituída por uma baseada em menus superiores tradicionais, mais simples, rápida e organizada.
Aparentemente, a idéia dos caras de criar um método de trabalho mais intuitivo e próprio para a web não funcionou. Estudo realizado pelo Docs User Research provou que, quando vistos separadamente, elementos da antiga interface do serviço não diziam muito para os usuários. Nomes de menu como File (Arquivo), Edit (Editar), Format (Formatar) e Tools (Ferramentas) são coisas mais comuns — o que eles normalmente procuram quando necessitam realizar alguma ação.
Confira os novos menos, abaixo:
Ele conta ainda, é claro, com um menu independente, do lado direito, “Share” (“Compartilhar”). Troca de arquivos entre amigos, familiares e colegas de trabalho é a base da suíte do Google, por isso tamanho destaque. Pelo menu, você pode convidar outros para editarem o documento junto com você, enviá-lo por email ou publicá-lo na web.
Por enquanto, a novidade fica apenas para o Docs; Spreadsheets e Presentations devem incorporar a nova interface em breve.
Recentemente, a suíte ganhou também a possibilidade de alterar o dono/criador de um documento. Para isso, na tela de gerenciamento dos seus arquivos, vá ao menu More Actions e selecione Change Owner.
Além disso, pastas podem agora ser coloridas tais como etiquetas do Gmail, facilitando a organização e identificação de grupos de documentos.