O melhor pedaço da Maçã.
MM News

Receba os nossos principais artigos diariamente, por email.

Apple anuncia Aperture 2.1 com nova arquitetura para plugins de terceiros

A Apple lançou hoje o Aperture 2.1 que, entre outras coisas, introduz uma arquitetura de plugins, facilitando muito para fotógrafos o uso de softwares de edição de imagens de terceiros direto do aplicativo.

Publicidade

Aperture 2.1

Disponível como download gratuito para atuais usuários do produto, ele já acompanha o Dodge & Burn, plugin desenvolvido pela própria Apple que adiciona ferramentas para dodge (clareamento), burn (escurecimento), contraste, saturação, sharpen (definição) e blur (desfoque). Durante os próximos meses, desenvolvedores lançarão outros plugins de edição de imagens, filtros e efeitos — como análise e redução de ruídos, correção de lentes olho-de-peixe, entre outros.

Confira algumas das empresas que já firmaram parceiras com a Apple:

  • Nik Software: seu plugin Viveza, baseado na tecnologia da U Point, proporciona uma forma fácil, poderosa e precisa para fotógrafos controlarem e ajustarem, separadamente, diferentes cores e luzes em suas imagens digitais.
  • PictureCode: seu plugin Noise Ninja proporciona análise e redução avançada para fotos com ISOs elevados.
  • Digital Film Tools: uma simples interface permite que, através do seu plugin Power Stroke, usuários rápida e facilmente selecionem e apliquem ajustes à áreas determinadas em imagens.
  • The Tiffen Company: Dfx é o nome do seu plugin que traz uma série de filtros e efeitos criativos para fotógrafos.
  • dvGarage: o dpMatte é uma ferramenta de chroma key de alta performance, possibilitando a criação de composições de forma bem simples. Já o plugin HDRtoner permite a seleção de múltiplas fotos para a criação de imagens HDR (single high dynamic range).
  • Image Trends: esta oferece diversos plugins como o Fisheye-Hemi para rápida e facilmente corrigir distorções de lentes olho-de-peixe, ShineOff que automaticamente remove brilhos de rostos e o PearlyWhites para facilitar o trabalho de branqueamento e clareamento de dentes.

Mais informações sobre disponibilidade de plugins de terceiros podem ser obtidas na página Resources do Aperture, no site da Apple. Quem estiver interessado pode conferir também o Aperture Plugged In, um site criado pela comunidade Aperture que reúne plugins de desenvolvedores de todo o mundo.

Ver comentários do post

Carregando os comentários…
Artigo Anterior

Apple pode estar desenvolvendo sistema completo de controle digital de exercícios

Próximo Artigo

Quem corrige suas vulnerabilidades mais rápido: Apple ou Microsoft?

Posts Relacionados