Ontem — no mesmo dia da abertura do 1º Apple Shop do Brasil na Fnac do BarraShopping, no Rio de Janeiro — foi a inauguração da a2YOU, loja de produtos Apple no Shopping Iguatemi, em São Paulo.
Chegamos à loja por volta das 14 horas, no exato momento em que abriram as portas… muita gente aguardando e tirando fotos do movimento por lá.
Entre os produtos, as mesas mais concorridas eram a dos MacBooks Air, logo na entrada da loja, e a dos iPods (principalmente por causa do iPod touch), que vinha logo em seguida.
Nas laterais ficavam as mesas dos MacBooks, MacBooks Pro, iMacs, Apple TV, Cinema Displays e um Mac Pro — sim, ao contrário dos cariocas, nós temos Macs também para o público profissional!
Nos acessórios há uma grande linha de softwares da Apple com direito inclusive a edições do Microsoft Windows Vista, mouses e teclados (da Apple e de outras marcas), cabos e adaptadores, cases pra MacBook (disponíveis apenas para modelos de 15 polegadas, por enquanto), mochilas, além de acessórios pra iPods — tais como as meias, fones de ouvido, caixas de som, capas de proteção, produtos pra limpeza (iClean) etc. Senti falta dos cabos adaptadores miniDVI-DVI e miniDVI-VGA, que ainda não tinham no estoque, mas os pessoal da loja nos disse que já estão chegando!
Os preços, como já era esperado, seguem os padrões das outras revendas, mas o mais atrativo da loja mesmo são os acessórios que não encontramos em outros lugares, mesmo nas maiores autorizadas.
Pra recepcionar os primeiros visitantes, champagne, café e doces a vontade… e os primeiros compradores (incluindo eu mesma) ganharam camisetas pólo da loja.
Pelo menos neste primeiro dia o atendimento foi excelente! Os vendedores foram muito atenciosos e, apesar de toda a confusão, souberam passar as informações e atender todo mundo.
A bagunça maior ficou nos caixas, que geraram um fila de espera bem grande… Fiquei cerca de uma hora para comprar minhas caixas de som portáteis mas, mesmo com a demora, o bom atendimento somado com o ambiente Apple não deixou os consumidores irritados.
Quanto à preparação da equipe da loja, me pareceu que eles sabiam toda a configuração dos produtos, mas ainda faltou um pouco de conhecimento no funcionamento dos mesmos, como por exemplo configuração de rede sem fio no iPod touch, coisa que tivemos que descobrir por conta própria. Mas isso não vale para todos, porque alguns deles eram de fato Mac users e sabiam realmente como usar aquelas coisinhas!
Hoje passei lá de manhã e o movimento estava baixo, mas à tarde já ouvi que voltou a correria! Espero que continue a onda de lojas Apple no Brasil… pelo menos por aqui, começou bem. 🙂