O melhor pedaço da Maçã.

Líder de aprendizado de máquina da Apple entrará para ONG

Ali Farhadi, ex-lídr de aprendizado de máquina da Apple

O então líder da área de aprendizado de máquina da Apple, Ali Farhadi, deixará a empresa para assumir o cargo de CEO1Chief executive officer, ou diretor executivo. de uma organização não governamental da qual ele fez parte há muitos anos.

Publicidade

De acordo com informações do Allen Institute for Artificial Intelligence (AI2), Farhadi substituirá o atual CEO da ONG, Oren Etzioni, no dia 31 de julho — quando deixará oficialmente a Apple.

O também professor entrou na Maçã em 2020, com a aquisição da Xnor.ai (sua startup focada em inteligência artificial) pela gigante de Cupertino. Na época, o negócio girou em torno de US$200 milhões; Farhadi estava, desde então, liderando a área de aprendizado de máquina na Apple.

O especialista tem um histórico consideravelmente longo na área, sendo professor da Universidade de Washington desde o ano de 2012, quando começou na instituição na posição de assistente. Ele também já recebeu prêmios e distinções no campo da IA e por suas publicações, além de ter sido nomeado Top 5 de empreendedores de IA da Forbes.

Publicidade

De acordo com o GeekWire, o AI2 é responsável por avanços importantes na área de IA, já tendo publicado mais de 700 papers, atuando em campos como ciência, medicina e conversação. Recentemente, o AI2 lançou um Modelo de Linguagem Aberto, algo semelhante ao funcionamento do ChatGPT.

À medida que enfrentamos mudanças sem precedentes no desenvolvimento e uso da IA, eu não poderia pensar em um momento melhor para voltar ao AI2 como CEO. Hoje, mais do que nunca, o mundo precisa de pesquisa sobre IA verdadeiramente aberta e transparente que seja aberta à ciência em um local onde dados, algoritmos e modelos estejam abertos e disponíveis para todos. Eu acredito que essa abordagem radical em relação à abertura é essencial para construir a próxima geração da IA. Os pesquisadores e engenheiros de ponta no AI2 estão unicamente posicionados para liderar essa nova visão aberta e confiável para o desenvolvimento da IA.

A busca de um novo CEO para o AI2 durou cerca de um ano, disse Ed Lazowska, professor da Universidade de Washington que participou do processo. Foram mais de 50 “candidatos” em uma lista como finalistas até que Farhadi fosse escolhido. Ele foi elogiado por Peter Lee, membro do conselho do AI2 e vice-presidente da Microsoft Research & Incubations, que elogiou-o por “combinar diversas qualidades”.

Vale lembrar que o diretor executivo (CEO) da Apple, Tim Cook, disse recentemente, em uma entrevista, que a IA é uma tecnologia com grande potencial, mas defendeu a cautela na sua utilização, inclusive advogando pela sua regulação. Nesse sentido, é notável como a saída de Farhadi deverá ser uma perda sensível para a gigante de Cupertino.

Notas de rodapé

  • 1
    Chief executive officer, ou diretor executivo.

Ver comentários do post

Compartilhe este artigo
URL compartilhável
Post Ant.

Chaves-senha serão usadas em logins com ID Apple no iOS 17

Próx. Post

Apple Podcasts ganha novas subcategorias e busca aprimorada

Posts Relacionados