O melhor pedaço da Maçã.
MM News

Receba os nossos principais artigos diariamente, por email.

Flash e Java no iPhone: mais razões para isso não acontecer

iPhoneTodo mundo já sabe o que eu acho sobre o Flash no iPhone. Não é porque não funcione. É porque a Apple não quer! É a chance dela de tomar o lugar do Flash como padrão de vídeo na internet. Mas eu não tinha pensado muito em porque o Java não poderia vir para o iPhone, além dos motivos técnicos presentes nos termos do SDK.

Publicidade

Eu estava lendo esse artigo aqui, do Apple Matters, e descobri mais algumas informações sobre o Flash e o Java no iPhone. Além de ambos serem padrões bem estabelecidos, tratam-se de padrões proprietários que não pertencem à Apple. Vejamos por que a Apple não precisa/não quer nenhum dos dois:

O Java, da Sun, permite que inúmeros aplicativos e diversos jogos sejam instalados em celulares e smart-phones que suportam a tecnologia. E isso, com certeza, é algo que a Apple não quer. Pra ela, todo aplicativo ou jogo que for entrar no iPhone ou no iPod touch terá que ser feito com o seu SDK. É uma forma dela controlar o que entra em seus aparelhos e ainda ganhar um dinheirinho com a venda dos aplicativos e jogos — coisas que ela não poderá fazer se ela permitir que o Java chegue no iPhone/touch.

Publicidade

Quanto ao Flash, é verdade que a Microsoft licenciou a tecnologia para ser incorporada em futuras versões móveis do Internet Explorer e no Windows Mobile. Só que licenciar significa que a Microsoft teve que pagar a Adobe para ter o Flash em seu sistema operacional para gagdets. Já pensou que a Apple pode inverter esse jogo? Já parou para pensar que, com isso, a Apple possa fazer com que a Adobe pague para ter o Flash no iPhone?

Por que? O iPhone e o iPod touch não precisam do Flash e muito menos do Java. Mas ambos precisam do iPhone. Faz tempo que o Flash está sendo deixado de ser usado no desenvolvimento de sites, principalmente os profissionais e de grandes corporações. E não ter o iPhone e o iPod touch como aparelhos suportados não contribuirá em nada com isso…

Ver comentários do post

Carregando os comentários…
Artigo Anterior

Proteja seu sistema operacional

Próximo Artigo

Joy of Tech: alternativas à tortura por afogamento

Posts Relacionados