O melhor pedaço da Maçã.
MM News

Receba os nossos principais artigos diariamente, por email.

Estariam os Macs se desvalorizando mais rápido nos dias de hoje?

CalculadoraO leitor Estevao Lucas nos enviou uma sugestão de artigo que com certeza dará muito pano para manga. Estariam os Macs, hoje em dia, se desvalorizando mais rápido que antigamente?

Publicidade

Pra começar, notemos que uma coisa, pelo menos, continua sendo verdade: Macs são produtos de altíssima qualidade, com cada um dos seus componentes escolhidos a dedos, com uma engenharia interna e um design externo maravilhosos. E, sim, continuam sendo máquinas que podem ser utilizadas normalmente, sem problema algum, por 4-5 anos, com folga. Durabilidade é indiscutível.

Analisemos o que realmente mudou de uns tempos para cá:

  1. A Apple migrou para processadores Intel, hoje em dia atualizados com muito mais freqüência do que as linhas PowerPC G3, G4 e G5 da Motorola/IBM, anteriormente utilizadas pela Apple. Novos modelos chegam a ser anunciados de 3 em 3 meses, e a Apple tem que acompanhar esse ritmo.
  2. A concorrência apertou. Hoje em dia, Macs são comparados com PCs (de qualidade, é bom observar) lado-a-lado, e compartilham muitos dos mesmos componentes. Além disso, Macs podem rodar Windows e outros sistemas operacionais. A briga se tornou acirrada, a Apple não pode mais dormir no ponto e nem demorar para implementar novidades em seus computadores.
  3. Alguns Macs foram beneficiados no Brasil por medidas provisórias governamentais que isentam de impostos computadores de até certo valor, o que levou o preço de Macs mini e alguns MacBooks, por exemplo, finalmente para um patamar razoável.
  4. O valor do dólar em relação ao real caiu drasticamente de 2 anos para cá.
  5. Hoje em dia podemos comprar Macs no Brasil em grandes redes varejistas como Americanas, Submarino, Fast Shop, Fnac, Saraiva, Extra e por aí vai. Isso não só tornou a concorrência maior entre essas empresas por aqui, como também viabilizou o investimento em Macs para muita gente, com o incentivo de parcelamento em 12 vezes sem juros.

No final das coisas, parece que, junto com uma maré de coisas boas para todos nós, está havendo, de fato, uma desvalorização mais acelerada no preço dos Macs — ainda que não comparada à de PCs comuns.

E você, o que acha?

Ver comentários do post

Carregando os comentários…
Artigo Anterior

Estão no ar os três novos comerciais do iPhone: Aposta, Brilhante e Music Store

Próximo Artigo

Apple e Radiohead juntos em promoção de remix

Posts Relacionados