O melhor pedaço da Maçã.

Reorganize e remova ítens da barra de menus do Mac OS X

Hoje mais cedo o bernardoruas postou um tópico no nosso FÓRUM perguntando como retirar ícones da barra de menus do Mac OS X. Como a dúvida é algo constante, conforme notei, achei interessante fazer um artigo sobre o assunto.

Publicidade

Ícones da barra de menus não aparecem lá por acaso. A opção (normalmente via uma checkbox) de estarem ali é sempre definida no programa ao qual está relacionado ou à preferência de sistema respectiva. Nesses locais, você define tanto se quer que ele apareça como também pode optar por removê-lo dali.

Barra de menus do Mac OS X

Um exemplo é o 6º ícone da minha barra de menus. Trata-se do ícone do Time Machine. Observem que, nas preferências do Time Machine, está lá presente a opção “Show Time Machine status in the menu bar”:

Publicidade

Preferências do Time Machine

Isso é algo constante, aplica-se a todos os casos. É só saber onde procurar.

Publicidade

Porém, há uma forma fácil e rápida não só de remover ícones da barra de menus, como também de reposicioná-los. Para isso, clique em qualquer ícone com a tecla Command pressionada, e arraste-o:

Barra de menus do Mac OS X

Se quiser tirar determinado ícone da barra de menus, basta arrastá-lo, desta forma, para fora da barra. Um efeito de fumaça fará com que ele suma, tal como quando removemos ícones do Dock.

Publicidade

No caso de alguns aplicativos de terceiros que colocam ícones na barra de menus, a dica não funciona, portanto utilize a preferência respectiva dentro do programa para optar se quer que o ícone apareça ou não.

E, antes que perguntem (hehe), os ícones da minha barra de menus são, da esquerda para a direita: Quicksilver, ScreenFlow, Google Notifier, MagicMenu do StuffIt Deluxe, Little Snitch, Time Machine, AirPort, Keychain Access, Bluetooth, som, teclado (com o USInternational selecionado), bateria, data e hora, troca rápida de usuário e Spotlight.

Ver comentários do post

Compartilhe este artigo
URL compartilhável
Post Ant.

E há novos comerciais para o Mac também!

Próx. Post

Adobe inicia fase beta do Photoshop Lightroom 2.0

Posts Relacionados