O melhor pedaço da Maçã.
MM News

Receba os nossos principais artigos diariamente, por email.

Sobre os recentes problemas de lentidão e instabilidade do MacMagazine

Vocês devem ter notado alguns problemas de lentidão e instabilidade no nosso servidor, desde a semana passada. A coisa fica bastante complicada, especialmente durante a tarde; somando os minutos que tivemos de quedas de conexão, totalizamos algumas horas fora do ar nesses últimos 10 dias. Péssimo para nós, pior ainda para vocês, é claro.

Publicidade

No primeiro dia em que observei comportamento estranho do servidor, decidi entrar em contato com nosso suporte na DreamHost e logo notei que eles já haviam aberto uma notificação global. Estavam enfrentando um problema crítico em alguns clusters que estariam afetando diversos servidores e, portanto, dezenas ou centenas de sites — como o nosso. Isso ao mesmo tempo me tranqüilizou e me deixou preocupado; fiquei na torcida para que resolvessem logo o pepino.

Cluster de servidores

Mas a coisa foi complexa, o problema inicial foi resolvido mas o nosso permanecia. E aí começou a minha briga com o suporte, que insistia que haveria de ser uma coincidência entre os problemas que estávamos enfrentando no MacMagazine e a situação mais generalizada que eu havia observado há alguns dias. Enquanto isso, o usuário electro até abriu um tópico no nosso FÓRUM para discussão sobre o problema, que realmente estava fora do meu controle.

Publicidade

Hoje, finalmente, tive uma boa conversa com o Dastyni, do suporte da DreamHost, e aos poucos eliminamos algumas possibilidades sobre o que poderia estar causando isso. No final da tarde, recebi a seguinte resposta dele:

I continued to look deeper and deeper into the issue and couldn’t find anything that stuck out to me as a problem. You do have a lot of traffic but the server seems to be handling it. I was leaning towards it being a networking issue of some sort at that point but couldn’t find anything that would suggest anything of the sort. Got some time with an admin and my support manager to talk about some details with your server and it appears that we have found some possible saturation issues on Spunky.

I’ll get back to you when I have more details.

Que fique claro, Spunky é o nome do cluster onde está o nosso servidor.

Publicidade

O legal é que menos de duas horas depois, um post foi publicado no DreamHost Status — blog da DreamHost para divulgação de problemas e resoluções, uma espécie de contato direto com todos os consumidores — comentando sobre problemas de lentidão e instabilidade do Spunky, agora resolvidos:

Since the Spunky cluster move, some servers have been experiencing a higher than average load. This affected website load times, website downtime issues, webmail connections, email connections, and other services that reside on the individual servers in the Spunky cluster. The cause has been traced to a cross connection saturation which links two areas of the data center. Capacity was doubled and the load on all Spunky servers dropped back to normal levels.

Finalmente! 😀

Eu espero que esteja tudo ok agora. Ainda não posso dizer com certeza porque, mesmo no meio do problema, não tivemos grandes transtornos ou nada anormal durante as noites e as manhãs. Durante a tarde, nesta sexta-feira, estarei de olho no estado do servidor para observar se tudo realmente se estabilizou.

A todos vocês, minhas sinceras desculpas.

Ver comentários do post

Carregando os comentários…
Artigo Anterior

Apple libera Keynote 4.0.3 e AirPort Admin Utility 4.2.5 para bases Graphite e Snow

Próximo Artigo

YouTube Doubler: assista dois vídeos do YouTube lado-a-lado numa mesma página

Posts Relacionados