O melhor pedaço da Maçã.

Eltima desenvolve decompilador e otimizador de arquivos SWF (Flash) para Mac OS X

Softwares de Flash da Eltima SoftwareDescobri recentemente dois softwares bastante interessantes para quem trabalha com desenvolvimento Flash na plataforma Mac, ambos desenvolvidos pela Eltima Software: trata-se do Flash Decompiler Trillix e do Flash Optimizer, para decompilação e otimização de arquivos SWF, respectivamente.

Publicidade

O Flash Decompiler Trillix (antigamente conhecido como SWF to FLA Converter) converte arquivos SWF fechados em FLAs abertos, que podem então ser editados no ambiente nativo do Flash. Objetos, formas, textos, fontes, sons e códigos ActionScript são automaticamente separados em grupos para facilitar o trabalho com o arquivo. É possível até mesmo extrair objetos de arquivos SWF em vários formatos com apenas alguns cliques.

Flash Decompiler Trillix

Flash Decompiler Trillix

Entre suas principais utilidades estão a recuperação de trabalhos e a possibilidade de fazer modificações em SWFs no caso de você não ter o FLA original (se você perdê-lo ou pegar, de um cliente, um site desenvolvido por outra empresa, por exemplo), a recuperação de arquivos protegidos no caso de perda de senha e, é claro, a chance de aprender com o trabalho dos outros.

Pensando no ainda existente problema das velocidades de conexão à internet, o Flash Optimizer é um avançado utilitário de compressão de SWFs, que pode contribuir para você ganhar tempo, tráfego e dinheiro a partir da compressão e redução das suas animações e, conseqüentemente, do peso do seu site.

Publicidade

O software utiliza algoritmos complexos para formas, animações, vetores, fontes e outras otimizações, proporcionando mais de 50 modos de compressão diferentes, de acordo com a necessidade do usuário. Pode-se usar desde compressão básica, sem perda de qualidade, até um alto nível de compressão, com certa perda de qualidade visual.

Flash Optimizer

O resultado da otimização pode ser comparado lado-a-lado com reprodutores de Flash embutidos no programa, inclusive com opções de zoom para análise dos menores detalhes nos arquivos. Uma janela de informações traz todos os detalhes sobre o filme, como porcentagem dos seus elementos (imagens, formas, vídeos, ações etc.) e um comparativo entre o tamanho final do arquivo original e do reduzido.

Em meus testes, consegui uma redução de 40% no tamanho de um dos meus projetos, com perda de qualidade quase imperceptível. Em outros, porém, o tamanho do arquivo quase não se alterou e a qualidade visual ainda caiu bastante. É preciso testar bastante as configurações disponíveis, mas posso dizer que não é sempre que ele fará um trabalho satisfatório.

Ambos os softwares já são totalmente compatíveis com o Mac OS X Leopard. Uma licença do Decompiler Trilix custa US$80, enquanto o Optimizer sai por US$100. Descontos estão disponíveis para aquisições em quantidade.

Ver comentários do post

Compartilhe este artigo
URL compartilhável
Post Ant.

Google e Android: aquisição do Skype?

Próx. Post

Usuários de Mac agora têm rede social exclusiva

Posts Relacionados