O melhor pedaço da Maçã.
Shuterstock.com
Mulher usando ditado no iPhone

Como gravar e usar a Voz Pessoal [iPhone, iPad, Apple Watch e Mac]

Os recursos de acessibilidade sempre foram um dos pontos fortes dos sistemas operacionais da Apple. Há vários exemplos de tecnologias que mudaram a vida de muita gente, como o VoiceOver e o AssistiveTouch, por exemplo.

Publicidade

No iOS/iPadOS 17 e no macOS Sonoma 14, a Maçã introduziu o Voz Pessoal (Personal Voice). Com esse recurso, pessoas podem gravar a sua própria voz para usar em aplicativos do sistema, como o FaceTime, o Telefone (Phone) e aplicativos de comunicação assistiva.

Isso, portanto, é muito importante para aquelas pessoas que possuem algum problema de saúde que pode acarretar perda da voz ou dificuldade na fala.

Nos parágrafos a seguir, veja como usar isso! 🗣️

Requisitos

A função Voz Pessoal está, atualmente, disponível apenas na língua inglesa. Além disso, ela requer um dos seguintes aparelhos (atualizados para as versões mais recentes dos sistemas operacionais):

Publicidade
  • iPhone 12 ou mais recente
  • iPad Air (5ª geração e posterior)
  • iPad Pro de 11″ (3ª geração e posterior)
  • iPad Pro de 12,9″ (5ª geração e posterior)
  • Mac equipado com Apple Silicon (chip da família M)

Você também precisará se certificar de que o aparelho está protegido com uma senha, pelo Touch ID ou pelo Face ID.

Como gravar a sua voz pessoal pelo iPhone/iPad

Abra os Ajustes e vá até Acessibilidade » Voz Pessoal. Selecione “Criar uma Voz Pessoal”. Siga as instruções mostradas na tela para gravá-la.

O processo, segundo a Apple, leva cerca de 15 minutos. O discurso será então processado no dispositivo durante a noite, enquanto ele estiver carregando e conectado a uma rede Wi-Fi.

Publicidade

Posteriormente, você pode optar por sincronizar essa voz com outros dispositivos e permitir que os aplicativos peçam a sua autorização para usar a Voz Pessoal. Também é possível salvar frases em “Frases Favoritas”.

Como gravar a sua voz pessoal pelo Mac

Abra os Ajustes do Sistema, clique em “Acessibilidade” e vá em “Voz Pessoal”. Selecione “Criar uma Voz Pessoal”, faça a autenticação com a sua senha ou com o Touch ID e siga os próximos passos.

Como usar a Voz Pessoal

Depois que o processo estiver concluído, você poderá usar a sua voz no recurso “Fala ao Vivo” seja no sistema ou em uma ligação FaceTime, por exemplo.

No iPhone/iPad

Abra os Ajustes, toque em “Acessibilidade” e em “Fala ao Vivo”. Após ativá-lo, escolha a sua voz gravada. Depois, para usar a função, pressione três vezes o botão lateral/de Início do iPhone para que a opção apareça na tela e você possa digitar o que quiser.

Opcionalmente, toque no ícone de frases favoritas para escolher uma que tenha sido previamente salva.

No Apple Watch

Abra os Ajustes, toque em “Acessibilidade” e em “Fala ao Vivo”. Depois de ativá-la, pressione três vezes a Digital Crown para abrir a função e usá-la na prática.

No Mac

Vá até Ajustes do Sistema » Acessibilidade » Fala ao Vivo e ative-a. Depois, escolha a sua voz gravada anteriormente.

Para usá-lo na prática, basta clicar no campo de texto do recurso (na janela que será aberta), digitar o que você quiser e clicar no botão de reprodução ou pressionar return no teclado.

Você também pode clicar no botão de frases favoritas para escolher uma que tenha sido salva anteriormente, na área de ajustes da “Fala ao Vivo”.


Bela novidade, não acharam?! 😁

Ver comentários do post

Compartilhe este artigo
URL compartilhável
Post Ant.

Google corrobora implementação do RCS pela Apple no iOS 18

Posts Relacionados