O melhor pedaço da Maçã.

Cinco razões para abandonar a plataforma Mac?

Matéria da Computerworld escrita por Robert Lemos fala sobre as 5 razões que levaram Timothy Keanini — CTO da nCircle — a abandonar a plataforma Mac e voltar para o mundo Windows.

Publicidade

Sim, isso é possível. Há gosto para tudo e temos que respeitar as opções dos outros. Como alguém que usou e experimentou os produtos da Apple por anos, Keanini tem fundamento para dizer o que é melhor para ele e sua empresa. O que eu não suporto é quem se dá ao direito de tecer comentários pejorativos sobre algo que nunca tocou.

Get a Mac - Amazing

Meus comentários sobre os pontos de vista dele:

1. Produtividade triunfa sobre religião
Aparentemente Keanini teve problemas na integração dos Macs implementados na sua empresa com os PCs já instalados. Se a migração não for planejada, a probabilidade desse tipo de coisa acontecer é altíssima. Não precisamos nem ir tão longe: se a empresa estivesse totalmente baseada em Windows XP, por exemplo, ela poderia encontrar sérias dificuldades se optasse por atualizar apenas uma parte das estações para o Vista. Aliás, não poderia; iria, com certeza.

Publicidade

2. Soluções paliativas desperdiçam tempo
Mais uma vez ele explora aqui problemas de incompatibilidade de documentos e aplicativos entre as plataformas Windows e Mac OS X. Hoje em dia eles são muito menores, mas realmente existem. Ele cita um caso de uma apresentação exportada do Keynote para o PowerPoint, que não ficou exatamente igual quando vista no PC. Isso é óbvio! O problema seria resolvido se, caso fosse da necessidade deles, o Microsoft Office para Mac tivesse sido escolhido como a plataforma para a criação de tais documentos que necessitam ser compartilhados entre ambos os SOs.

Publicidade

3. É difícil abandonar as ferramentas favoritas
Questão super pessoal explorada por Keanini, trata de um determinado programa da Microsoft — o OneNote — que ele considera simplesmente indispensável para a sua produtividade diária. Se ele realmente não encontrasse um substituto a altura na plataforma Mac (acho difícil), eu duvido muito que ele não rodasse satisfatoriamente bem via CrossOver ou, em último caso, Keanini poderia sempre ter o Parallels Desktop ou VMWare Fusion instalados em sua máquina. Escolher uma plataforma por causa de um único aplicativo, na minha opinião, é fechar-se demais.

4. O fator Hotel California
Keanini reporta neste tópico o problema que teve para migrar seus dados da plataforma Mac de volta para o mundo Windows. Peraí, eu achei que o artigo falava dos 5 motivos que motivariam alguém a abandonar a plataforma Mac; ele se confundiu legal aqui. De qualquer forma, temos que pensar que não é bem o papel da Apple priorizar nesse tipo de coisa, a menos que seja o objetivo dela facilitar a migração do mundo Mac para o mundo Windows. O caminho inverso, por sua vez, está evidentemente nas suas prioridades; ela precisa facilitar o processo de importação de dados do mundo Windows se quiser atrair novos usuários para a sua plataforma. A Microsoft que se preocupe em fazer o mesmo do lado de lá, se quiser reconquistar usuários como Keanini.

5. Talvez você sinta o calor, literalmente
Os MacBooks Pro — com a migração para a plataforma Intel — são hoje muito menos quentes do que já foram, uma vez, os PowerBooks G4. Ainda assim, é fato que não são máquinas nem um pouco morninhas. Que há espaço para evolução, há (sempre há!), mas eu não pesaria isso tanto na balança, com tantos outros benefícios que a plataforma me proporciona. Vamos torcer para que a próxima geração de MacBooks Pro reduza um pouco a sua temperatura média de trabalho. Ainda assim, não considero isso algo crucial na escolha de plataforma.

Publicidade

No final das contas, acho que Keanini simplesmente se identifica mais com o mundo Windows, deve ser mais a cara dele. O único problema é que não é preciso saber muito para escrever um artigo sobre 50 razões para abandonar a plataforma Windows.

[Dica do Edson Andrade, obrigado!]

Ver comentários do post

Compartilhe este artigo
URL compartilhável
Post Ant.

Você sai de casa e seu laptop é carregado dentro da sua mochila, que tal?

Próx. Post

Joy of Tech: nunca subestime os poderes geek da sua mãe

Posts Relacionados