O melhor pedaço da Maçã.

Vision Pro limitará movimentos em experiências imersivas

Apple Vision Pro

Como de costume, após as fantásticas apresentações de produtos da Apple, vamos descobrindo mais detalhes sobre os dispositivos. Alguns os tornam ainda mais interessantes, enquanto outros revelam as limitações de certos recursos — caso este que se enquadra a mais recente descoberta em relação ao Apple Vision Pro.

Publicidade

De acordo com documentos sobre o visionOS para desenvolvedores, existe uma limitação no que tange a “experiências totalmente imersivas”. O sistema tem um limite de 1,5 metro a partir da posição inicial da cabeça do usuário. Ou seja, ao usar algum recurso ou interface em realidade virtual (virtual reality, ou VR), ela só funciona se você se mover menos do que essa distância em qualquer direção.

Caso a pessoa, porém, movimente-se 1,5m ou mais, o visionOS interrompe automaticamente a experiência imersiva e exibe, nas telas do Vision Pro, o ambiente diante do usuário. Segundo a orientação da empresa, a razão da limitação é a prevenção de acidentes e/ou de colisões do usuário ao se mover enquanto está usando o headset em VR.

Nas Diretrizes de Interfaces Humanas da Maçã, a página dedicada a experiências imersivas do Vision Pro também traz outras orientações relacionadas. A empresa recomenda, por exemplo, oferecer várias maneiras de se utilizar aplicativos, bem como selecionar bem os momentos em que a imersão será utilizada, além de criar transições suaves entre realidade aumentada e virtual, evitando que as pessoas se movam ao utilizar o dispositivo em VR.

Publicidade

Como lembrou o 9to5Mac, essa limitação significa que recursos totalmente imersivos estarão restritos a uma área de 3x3m, considerando o limite de movimentação. Isso inviabiliza várias possíveis aplicações do headset, em especial algumas relacionadas a jogos — de forma que é bastante claro o desestímulo para que usuários se locomovam com o dispositivo quando em realidade virtual, por exemplo. Seria mais desejável, pois, o uso de experiências imersivas pelo usuário sentado.

Alguns, contudo, estão especulando que essa limitação possa existir apenas de início, de modo que isso poderá ser flexibilizado no futuro. Entretanto, é notável a maior atenção que a Apple está dando a experiências de realidade aumentada — em que você ainda enxerga o ambiente —, as quais não têm a mesma restrição dada às de realidade virtual.

De todo modo, o Vision Pro ainda se encontra em fase de desenvolvimento, o que significa que mudanças podem e ainda estão por ocorrer até o lançamento, no início do ano que vem. Além disso, mesmo com a limitação de movimento, experiências “totalmente imersivas” ainda poderão ser implementadas, tirando proveito das telas de alta resolução do headset.

Ver comentários do post

Compartilhe este artigo
URL compartilhável
Post Ant.

WhatsApp agora permite transferir conversas via código QR

Próx. Post

Instagram agora mostra resumo com interações entre perfis

Posts Relacionados