O melhor pedaço da Maçã.
MM News

Receba os nossos principais artigos diariamente, por email.

Apple compra fábrica de chips por US$278 milhões

PA SemiconductorA Apple anunciou hoje a aquisição da PA Semiconductor, fábrica de chips PowerPC especializada em modelos de alta performance e baixo custo. O acordo foi fechado por US$278 milhões e poderá ditar o futuro de iPhones e iPods — dizem especialistas —, apesar da Apple nunca comentar planos futuros sobre suas aquisições.

Publicidade

A PA Semiconductor foi fundada em 2003 por Dan Dobberpuhl, líder no desenvolvimento dos chips Alpha e StrongArm, criados na década de 90 pela Digital Equipment. Com negociações realizadas por um pequeno time liderado pelo próprio Steve Jobs e o vice-presidente sênior da Apple, Tony Fadell, a notícia certamente pegará a Intel de surpresa.

A fábrica licencia o conjunto de instruções Power da IBM, fazendo com que seus chips sejam compatíveis em software com processadores PowerPC. O PWRficient, lançado por ela no ano passado, oferece de três a quatro vezes a performance dos chips atuais com o mesmo uso de energia, afirma a companhia.

Mas sabe o que é mais interessante? Apple e PA Semiconductor quase fecharam um grande acordo nos últimos minutos do 2º tempo, há alguns anos, antes da Apple anunciar a sua transição para chips Intel. E, ao que tudo indica, as novas conversas com a PA Semiconductor só começaram nas últimas semanas. O que será que se passa na cabeça de Mr. Jobs?

Ver comentários do post

Carregando os comentários…
Artigo Anterior

Um toyart que segura seu iPod ou iPhone

Próximo Artigo

Novos LCDs da Samsung atingem taxa de contraste de 20.000:1

Posts Relacionados