O melhor pedaço da Maçã.

Por que as animações do Android não são (e talvez nunca sejam) suaves como as do iOS

Android quebrado

“Você toca na tela e coisas acontecem” — isso é algo fundamental para a magia de qualquer aparelho com uma touchscreen. “Toca na tela, espera e coisas acontecem” simplesmente não é a mesma coisa, e esse tem sido um calo para fabricantes de Androids. Mesmo com hardware mais avançado que iGadgets, quase sempre há um atraso entre a ação do usuário e a reação do sistema, enquanto no iOS é tudo sempre instantâneo. Por quê?

Publicidade

Andrew Munn explica: no sistema operacional móvel do Google, a renderização da interface é apenas mais uma tarefa a ser executada pelo hardware, sendo dotada de prioridade normal. Caso algo mais esteja ocorrendo em segundo plano, rola uma competição pelos recursos disponíveis e o resultado é que todos os processos sofrem uma degradaçãozinha — mas a interface lenta é o que o usuário mais vê.

Android quebrado

Já no iOS, quando você toca a tela uma espécie de alarme soa e todo o sistema para tudo o que estiver fazendo para cuidar com exclusividade da animação. Renderizar a interface tem prioridade máxima, fazendo com que exibição de páginas, downloads de apps e outras tarefas menos conspícuas sejam adiadas até que o usuário tire o dedo da tela.

Publicidade

Sabe o que é triste nessa história toda? Essas prioridades são algo tão basilar dos sistemas que mudá-las agora seria muito difícil. Ou seja, é possível que o Android nunca chegue a ter a mesma fluidez que o iOS, isso porque ele foi criado antes do iPhone, numa época em que a experiência do usuário era apenas um detalhe. Os sistemas móveis criados depois do iPhone, por outro lado, têm suas prioridades no lugar, por isso o Windows Phone 7 consegue parecer mais natural.

Se essa informação estiver correta mesmo, esta talvez seja a pior notícia da semana. Que o Android esteja ruim e possa melhorar, ok, mas ele ser ruim e não ter chance… isso é injusto.

[via Cult of Mac]

Ver comentários do post

Compartilhe este artigo
URL compartilhável
Post Ant.

Mojang revela seus planos para Minecraft no iOS, e eles são moderadamente grandiosos

Próx. Post

AirBook é mais um “MacBook Air chinês” que impressiona; fiquem atentos!

Posts Relacionados