O melhor pedaço da Maçã.
MM News

Receba os nossos principais artigos diariamente, por email.

Explicação sobre as mudanças no feed RSS do BLOG.MACMAGAZINE

Depois de muitos emails e comentários de leitores preocupados com a mudança que realizamos no feed do BLOG.MACMAGAZINE de ontem pra hoje, permitam-me tranqüilizá-los, em primeiro lugar: não se trata de um erro no Google Reader ou qualquer que seja o agregador RSS que você utilize.

Publicidade

RSS em 3D

Mudanças foram feitas, sim. Duas:

  1. O feed agora contém os 20 últimos posts, ao invés de apenas 10. Com a quantidade de artigos diários hoje publicados no MM, isso já tinha que ter sido feito há mais tempo, para evitar que vocês “perdessem” conteúdos caso passassem um dia inteiro offline, por exemplo.
  2. Ele agora não traz mais os artigos completos, e sim um resumo.

É exatamente sobre este ponto 2 que venho falar aqui já que, como eu esperava, a mudança não agradou a muitos de vocês. Antes de mais nada, permitam-me deixar claro o que nos motivou a mudança.

Publicidade

O WordPress 2.5 mudou a forma como essa configuração se comporta. Antes, mesmo com a opção “Texto completo” marcada, sempre que fizéssemos um artigo maior, o qual quebrássemos com um “Continue lendo”, o feed também seria quebrado com tal link. Como a maioria dos nossos artigos contém essa quebra, essa mesma maioria aparecia no RSS apenas com a sua introdução. Para que o leitor continuasse lendo o artigo, era preciso visitar o site, de qualquer maneira.

A partir da versão 2.5 do WordPress, ele não funciona mais dessa forma: agora ele coloca o artigo inteiro no feed, independente da quebra. Isso significa algumas coisas para nós:

Publicidade
  • Menos visitas/pageviews, uma vez que todo o conteúdo do site pode ser obtido e lido via RSS.
  • Os que preferem ler sites via RSS deixaram de visitar-nos completamente, exceto em casos onde quisessem comentar alguma coisa no artigo. Aliás, esta é mais uma desvantagem de permitir a leitura via RSS: menos discussões (sempre muito bacanas) no site. Queremos vocês aqui, conosco! 😉
  • Ausência da exposição e retorno via nossos anunciantes e parceiros. Se continuássemos só com o Google AdSense — digamos —, não nos importaríamos tanto, mas hoje em dia temos patrocinadores diretos no site e faz parte do nosso comprometimento com eles: suas marcas e anúncios devem ser vistos. É isso que permite que continuemos fazendo o nosso trabalho de graça para todos vocês.
  • Alguns agregadores RSS permitem a visualização de vídeos em QuickTime, tal como o próprio Mail, da Apple. Já recebemos diversas reclamações de leitores de que isso pesava demais o carregamento do nosso feed, relatando-nos que o Mail “travava” até que uma das nossas vídeo-aulas fosse completamente carregada, por exemplo. Preferimos deixar a opção de visualizá-las e quando visualizá-las para vocês, clicando ou não nos itens que aparecerem no RSS.

No final das contas, não é nada drástico. Nosso conteúdo continua por aqui, como sempre, disponível gratuitamente para vocês. O Safari não é tão chato a ponto de não valer a pena inicializá-lo pra ler o MM, é? 😛 Isso quando vocês não precisam simplesmente abrir uma nova aba…

Alguns contribuem com o site com artigos, outros com dicas de links legais para criarmos posts, outros com doações, outros com comentários, outros via o nosso FÓRUM (que acaba de voltar à coluna lateral do BLOG, por sinal). Independente disso tudo, o mínimo que queremos de vocês é que visitem o nosso site.

Fizemos uma rápida pesquisa por aqui e a maioria absoluta dos sites internacionais sobre Mac que acompanhamos tem feeds resumidos. Não somos uma exceção.

Por isso, contamos mais uma vez com vocês, nosso público de nível elevadíssimo, para nos ajudar a permanecer no ar por mais 3.000 posts. Afinal de contas, você vai acessar o MM para ler as notícias do MM: nada mais lógico, né?

Ver comentários do post

Carregando os comentários…
Artigo Anterior

Google publica alerta para usuários POP do Gmail em iPhones

Próximo Artigo

Apple finalmente cumpre promessa de 1.000 filmes para aluguel

Posts Relacionados