O melhor pedaço da Maçã.

Assistindo a filmes e séries com legenda no Mac OS X Leopard

Quando escrevi o artigo sobre o aplicativo TVShows, alguns leitores pediram também dicas de como inserir legenda para assistir aos vídeos.

Publicidade

Existem várias, provavelmente dezenas de opções diferentes para assistir vídeos com legenda no Mac OS X. Eu particularmente gosto muito de três:

  1. VLC;
  2. QuickTime + Perian;
  3. Front Row + Perian (esta opção vem apresentando problemas que impossibilitam o uso da legenda, por isso, a deixarei de fora da jogada).

VLC

VLCO VLC é um aplicativo gratuito que roda quase todos os tipos de arquivos de vídeo conhecidos. Para assistir a um vídeo com legenda, basta baixar o caption desejado e dar o mesmo nome do arquivo de vídeo, exemplo: se o vídeo tiver o nome “Lost 101”, sua legenda necessariamente terá o mesmo nome, ou seja, “Lost 101”.

Publicidade

Feito isso, basta o arquivo de vídeo e a legenda estarem no mesmo diretório/pasta que o VLC reconhece automaticamente a presença do texto quando você abrir o vídeo. Se você preferir, também pode adicionar a legenda no video através das preferências do aplicativo:

Preferências do aplicativo VLC

Preferências do aplicativo VLC.

Publicidade

Mas definitivamente, a maneira automática é a mais prática e mais fácil de se fazer.

Uma dica: se a sua legenda está um pouco fora de sincronia com o vídeo, você pode regular o delay com as teclas H e J. 😉

QuickTime + Perian

PerianO QuickTime por si só não possui a habilidade de reconhecer legendas. Porém, se você instalar o Perian, basta, mais uma vez, renomear o arquivo, colocando o mesmo nome usado no vídeo. Assim como para o VLC, os arquivos de vídeo e legendas deverão estar no mesmo diretório. Feito isso, o QuickTime reconhecerá as legendas — as extensões de legendas suportadas pelo Perian são SSA e SRT. Simples, né?

Algumas recomendações de sites para baixar legenda: Feijó Legendas, DivX SubTitles, Subscene, LegendasDivx e LEGENDAS.TV.

Ver comentários do post

Compartilhe este artigo
URL compartilhável
Post Ant.

Programa de desenvolvimento para o iPhone está agora aberto mundialmente

Próx. Post

Mac é Pop: iPod nano em comercial da Nissan do Japão

Posts Relacionados