O melhor pedaço da Maçã.

Você acha que o Gmail está mais rápido recentemente?

Logo do Gmail

Logo do GmailSegundo o Google, ele está. Apesar de não terem havido anúncios nem novidades aparentes no serviço recentemente, os engenheiros do Gmail contam que trabalharam duro para torná-lo mais rápido do que já é.

Publicidade

Eles contam que uma das áreas nas quais ele mais obteve otimizações foi durante o processo de login. Apesar da famosa mensagem “This seems to be taking longer than usual…” (“Isto parece estar levando mais tempo que o de costume…”) continuar aparecendo quando usuários acessam-no via conexões lentas, a quantidade de requisições aos servidores do Google foi reduzida de forma a aumentar em até 20% a velocidade do acesso, comparado com a primeira versão do Gmail.

Utilizando ferramentas das mais diversas, eles descobriram que, durante o sign in, o browser realizava entre 14 e 24 requisições HTTP aos servidores do Gmail. Só para terem uma idéia, eles tomaram como base um popular site de notícias que, só para carregar sua página inicial, realizava aproximadamente 180 requisições.

Publicidade

Para tornar o seu serviço mais ágil, o Google reduziu ao máximo o número total de requisições ao servidor, tornou-as passíveis de caching pelo browser e eliminou tudo o que havia de sobressalente em cada requisição.

O resultado? A média agora é de apenas 4 requisições ao servidor, do momento em que o botão de logar é clicado até o carregamento total da Inbox. Como o Gmail já é tão rápido pra mim quanto um aplicativo offline, fica difícil afirmar se realmente houve mudanças. Mas, sendo positivas, sempre é bom. Yay!

Ver comentários do post

Compartilhe este artigo
URL compartilhável
Post Ant.

Microsoft libera Service Pack 1 para o Office:mac 2008

Próx. Post

MercadoLivre promove MacBook Air em sua página inicial

Posts Relacionados