O melhor pedaço da Maçã.

Apple apresenta chips M3, M3 Pro e M3 Max com arquitetura de 3 nanômetros

Família de chips M3, M3 Pro e M3 Max

A Apple acaba de anunciar, durante o evento especial “Scary fast” (“Vai arrepiar”), a terceira geração dos seus chips projetados para Macs, encabeçados pelo aguardadíssimo M3.

Publicidade

Desta vez, entretanto, ele não chegou sozinho, já que também fomos apresentados aos pomposos M3 Pro e M3 Max, os quais deverão equipar algumas das máquinas mais poderosas da empresa.

Eis as especificações dos novos chips compartilhadas há pouco pela empresa!

M3

Comecemos falando do chip M3, baseado no mesmo processo de fabricação de 3 nanômetros visto no A17 Pro, dos iPhones 15 Pro e 15 Pro Max. De acordo com a Maçã, a CPU1Central processing unit, ou unidade central de processamento. do processador conta com 8 núcleos (4 de desempenho e 4 de eficiência), enquanto a GPU2Graphics processing unit, ou unidade de processamento gráfico. traz até 10 núcleos — mesma contagem do chip M2, embora consideravelmente mais rápidos.

Mais especificamente, a empresa promete uma performance até 20% melhor em termos computacionais é até 20% melhor graficamente — isso tudo com o mesmo gasto energético do chip M2. A GPU do M3 agora também suporta ray tracing acelerado por hardware, além de outras novas tecnologias, como Mesh Shading e Dynamic Caching.

Publicidade

Em se tratando do Neural Engine, do chip M3 possui os mesmos 16 núcleos da geração anterior, mas está mais rápido. Além disso, o M3 tem agora um total de 25 bilhões de transistores — de modo que a GPU do chip M3 é capaz de oferecer o mesmo desempenho do M1 usando quase metade da energia e até 65% mais desempenho no pico.

O M3 pode ser configurado com até 24GB de memória unificada e oferece 100GB/s de largura de banda da memória.

M3 Pro

Também baseado num processo de 3nm, o M3 Pro teve, sim, um upgrade na sua contagem de núcleos. Para ser mais preciso, temos agora até 12 núcleos de CPU (6 de desempenho e 6 de eficiência) e 18 núcleos de GPU, em vez dos até 12 núcleos de CPU (8 núcleos de alto desempenho e 4 núcleos de alta eficiência) e até 19 núcleos gráficos da geração anterior.

Publicidade

Segundo a Apple, a nova CPU é até 20% melhor em comparação com o M1 Pro, enquanto a GPU (também com ray tracing, mesh shading e Dynamic Caching) consegue entregar uma performance até 40% mais rápida que a do M1 Pro (e 10% mais rápida que a do M2 Pro). O Neural Engine, por sua vez, traz com a mesmíssima contagem de núcleos do chip M3 base. Essas melhorias todas permitiram que ele tivesse 37 bilhões de transistores — 12 bilhões a mais que o M3.

O M3 Pro oferece 150GB/s de largura de banda da memória e, em matéria de memória unificada, temos agora até opções que vão até 36GB.

M3 Max

O chip mais poderoso apresentado pela Apple no evento de hoje chegou chegando! Com 16 núcleos de CPU (12 de desempenho e 4 de eficiência) e até e 40 núcleos de GPU, o M3 Max também tira todo o proveito possível da arquitetura de 3nm, oferecendo uma performance de CPU até 50% melhor e uma GPU até 20% mais rápida que a do M2 Max.

Publicidade

O ‌M3 Max também contém 92 bilhões de transistores, 55 bilhões mais do que o M3 Pro. É claro, também temos ray tracing (para a alegria principalmente dos games), mesh shading e Dynamic Caching nessa versão — e a mesma contagem de núcleos de Neural Engine dos outros dois chips.

Com até 400GB/s de largura de banda da memória, o M3 Max tem memória unificada com capacidade de até 128GB.

Novas tecnologias

Como supracitado, os novos chips incluem algumas tecnologias inéditas, como o Dynamic Caching que, diferentemente das GPUs tradicionais, aloca o uso da memória local no hardware em tempo real. Com o recurso, apenas a quantidade exata de memória necessária é usada para cada tarefa.

Além disso, o ray tracing acelerado por hardware permite que os aplicativos criem imagens extremamente realistas e fisicamente precisas. Isso, junto à nova arquitetura gráfica, permite que aplicativos profissionais ofereçam até 2,5x mais velocidade em comparação à família de chips M1. Os desenvolvedores de jogos podem usar o ray tracing para sombras e reflexos mais precisos, criando ambientes profundamente imersivos.

Além disso, as novas GPUs trazem mesh shading acelerado por hardware para o Mac, proporcionando maior capacidade e eficiência ao processamento de geometria e permitindo cenas visualmente mais complexas em jogos e aplicativos com uso intensivo de gráficos. Essa arquitetura de GPU permite todos esses aprimoramentos e recursos, ao mesmo tempo em que mantém a eficiência energética.

Tanto o chip M3 quanto o M3 Pro e o M3 Max, vale notar, são equipados com um mecanismo de mídia capaz de codificar e decodificar vídeos em H.264, HEVC e ProRes acelerado por hardware — além de contar agora com decodificação AV1. Isso permite a reprodução de vários fluxos de vídeo 4K e 8K ProRes sem gastar muita energia.


Curtiram a nova linha de chips da Apple? 🙂 💻 🖥️

Notas de rodapé

  • 1
    Central processing unit, ou unidade central de processamento.
  • 2
    Graphics processing unit, ou unidade de processamento gráfico.

Ver comentários do post

Compartilhe este artigo
URL compartilhável
Post Ant.

Superlente periscópio do “iPhone 16 Pro” poderá ser feita de vidro moldado

Próx. Post

MacBooks Pro de 14″ e 16″ ganham nova cor e chips M3, M3 Pro e M3 Max

Posts Relacionados