O melhor pedaço da Maçã.

Afinal, qual é o melhor GeForce: 9600M GT ou 8600M GT?

Um misto de emoções tomou conta de mim depois de ver o resumo da apresentação do dia 14. Talvez uma soma das novidades com o fato de eu não ter conseguido acompanhá-la “ao vivo” — estava trabalhando, fazer o quê?

Publicidade

Aliado a isso, para projetos futuros vou precisar de um novo Mac portátil que seja capaz de receber o Final Cut Studio 2 sem problemas. Como não sou fã de monitores brilhantes, comecei a buscar defeitos no novo MacBook Pro e, no quesito gráficos, foi onde surgiu uma dúvida que não é só minha: o GeForce 9600M GT é melhor que o 8600M GT?

Steve Jobs mostrou alguns detalhes sobre o novo produto da NVIDIA, o processador gráfico 9400M, cinco vezes melhor que o antigo sistema da Intel para MacBooks e com pouco mais da metade (55%) do rendimento do 8600M GT, que equipa a linha de MacBooks Pro recém-retirada do mercado. Depois anunciou que os novos notebooks Pro de 15″ vêm com um processador adicional para as tarefas pesadas, o 9600M GT, que pode ser ativado ou desativado pelo usuário de acordo com a demanda. A plena potência, um MacBook Pro com o 9600M GT ativado é entre 1,5 e 2 vezes mais rápido que o 9400M, ainda que este economize uma hora de bateria, tudo segundo a keynote de terça-feira passada.

Publicidade

Acompanhando o vídeo, nota-se facilmente que falta a comparação direta entre os dois melhores processadores gráficos das duas últimas gerações de MacBook Pro. Isso acabou gerando um pouco de desconfiança: será que o novo chip é mais lento que o anterior? Já viram que o novo notebook está mais “verde”, apesar da cor prateada; inclusive já depenaram um pobre MacBook pelo mero prazer de mostrar suas entranhas. Mas… onde está o desempenho do novo processador gráfico?

A coisa começa a ficar estranha quando fazemos algumas contas. Vamos considerar, a grosso modo, que o desempenho do GeForce 9400M é igual a 50% do 8600M GT, em vez de 55%. Tomando os dados da Apple como referência, sabemos que o 9600M GT é entre 1,5 e 2 vezes melhor que o 9400M. Botando na ponta do lápis, isso significa que um MacBook Pro novo usando o chip 9600M GT tem entre 75% e 100% do rendimento do processador anterior! Apenas na situação ideal o novo GeForce é igual em desempenho.

Publicidade

Tudo bem, eu tirei 5% antes, o que daria aproximadamente 10% a mais para a novidade da NVIDIA. Entretanto, como isso não foi anunciado em nenhum momento, acredito seriamente que esse número não seja alcançado de verdade. Além disso, não informam se os testes foram entre MacBooks Pro ou se foram testes isolados com os processadores gráficos — o que particularmente acho muito difícil que tenha sido feito.

Considerando o uso da RAM DDR3 com velocidade de 1.066MHz contra os anteriores 667MHz, certamente os novos notebooks profissionais da Apple alcançam resultados um pouco melhores que a linha que acaba de deixar o mercado, consumindo menos energia elétrica. Mas algo me diz que a diferença não é muita, e que o 9600M GT perde para seu antecessor, o 8600M GT. Contanto que não tenha o mesmo defeito…

Ver comentários do post

Compartilhe este artigo
URL compartilhável
Post Ant.

Novos MacBooks e MacBooks Pro esgotam em lojas do mundo todo

Próx. Post

Apple disponibiliza Migration and DVD/CD Sharing Update

Posts Relacionados