O melhor pedaço da Maçã.
MM News

Receba os nossos principais artigos diariamente, por email.

Idec confirma: serviços banda larga da Telefônica, Net e TVA são péssimos

Teste revela problemas em banda larga da Telefônica, Net e TVA

Banda largaA banda larga pode não ser tão veloz e estável quanto o esperado e prometido ao consumidor, segundo teste feito pelo Idec (Instituto de Defesa do Consumidor). Velocidade abaixo da contratada, instabilidade na conexão e instalação fora do prazo foram os principais problemas dos serviços da Net (Virtua), Telefônica (Speedy) e TVA (Ajato). […] A Anatel, por meio da assessoria de imprensa, defendeu a redução: “A empresa está vendendo a garantia mínima, não há possibilidade de entrega do máximo em tempo integral”. […]

O problema é generalizado em todo o país, como já comentei e descobrimos através da minha própria experiência com o Velox (Telemar), em Salvador (BA).

Publicidade

“O teste mostra desrespeito aos direitos do consumidor”, disse Luiz Fernando Moncau, advogado-consultor do Idec. Desde a instalação dos serviços, problemas já foram detectados. As dificuldades começaram na instalação: uma das conexões da Telefônica nem entrou no teste porque os equipamentos chegaram dois meses após a solicitação em um dos locais.

Outro ponto levantado pelo teste foi a ausência de telefones gratuitos ao consumidor. A TVA não oferece o serviço, que é obrigatório segundo resolução da Anatel (Agência Nacional de Telecomunicações).

Publicidade

A conexão em si, é claro, não foi nada satisfatória. A Net registrou velocidade abaixo de 40% da contratada durante o dia, mas em seu contrato a empresa só garante entrega de 10% do anunciado, no mínimo. As três empresas têm cláusulas restritivas de velocidade, mas o Código de Defesa do Consumidor (artigo 51) diz que elas não têm validade.

De uma forma geral, a velocidade obtida é muito inferior à prometida, como todos já sabíamos. Instabilidade em conexões, venda casada e outros só completam o bolo…

[Dica do Paulo [pbr], obrigado!]

Ver comentários do post

Carregando os comentários…
Artigo Anterior

Mac é Pop: que tal fuçar no MacBook Pro de Carrie Bradshaw, em "Sex and the City"?

Próximo Artigo

Site do Estadão é totalmente incompatível com o Safari

Posts Relacionados