O melhor pedaço da Maçã.
SpyBuster da MacPaw

SpyBuster: novo app protege usuários de ataques russos online

A MacPaw, companhia ucraniana responsável por apps populares como CleanMyMac X e Setapp, anunciou hoje o lançamento do SpyBuster — uma nova ferramenta criada para proteger usuários de aplicativos e sites hospedados em servidores na Rússia e na Bielorrússia.

Publicidade

O desenvolvimento do SpyBuster foi motivado pelos vários ataques cibernéticos contra serviços do governo ucraniano que antecederam a invasão do país pelas tropas russas, há cerca de um mês. Segundo a MacPaw, o aplicativo busca proteger cidadãos de todo o mundo contra a espionagem e a divulgação de notícias falsas feitas pelo governo russo.

Após instalado, o app primeiro procura por qualquer aplicativo no Mac que tenha origem russa ou bielorrussa e/ou se comunique com servidores nessas regiões. Sites e serviços acessados pelo Safari ou qualquer outro browser também são analisados em tempo real em segundo plano.

Caso o SpyBuster identifique qualquer endereço na web ou serviço que pode comprometer a segurança do usuário, é possível bloqueá-los direto do app, cortando imediatamente qualquer comunicação entre a máquina e seus servidores.

Para ressaltar a importância do app, a MacPaw destaca uma lei russa de 2016 que dá ao Serviço Federal de Segurança (FSB, na sigla em russo) o poder de solicitar qualquer dado armazenado nos últimos seis meses por serviços online que operam no país, tal como mensagens, emails, fotos e outras informações de usuários. Metadados como localização, datas e horários, por sua vez, podem ser exigidos por até três anos.

Publicidade

A MacPaw afirma que todos os dados coletados pelo SpyBuster permanecem armazenados localmente e não são compartilhados com ninguém, incluindo a própria desenvolvedora.

O SpyBuster é completamente gratuito e pode ser baixado por aqui. O app requer o macOS Catalina 10.15 ou posterior instalado.

NOTA DE TRANSPARÊNCIA: O MacMagazine recebe uma pequena comissão sobre vendas concluídas por meio de links deste post, mas você, como consumidor, não paga nada mais pelos produtos comprando pelos nossos links de afiliado.

Ver comentários do post

Compartilhe este artigo
URL compartilhável
Post Ant.

Imposto de importação sobre eletrônicos tem novo corte de 10%

Próx. Post

Apple divulga novo relatório de diversidade com avanços tímidos

Posts Relacionados