O melhor pedaço da Maçã.

A Apple também tem suas fontes de inspiração: Mac OS X vs. Project Looking Glass

A quantidade de empresas que se inspiram (às vezes exageram um pouco e chegam a copiar descaradamente algumas criações) em projetos e produtos da Apple é bastante grande, já que trata-se de uma empresa com uma tradição de inovar, já há várias décadas.

Publicidade

Mas nem tudo o que sai de Cupertino é totalmente novo. Já vimos isso com este artigo sobre designs bem antigos da Braun e ontem, conversando com meu amigo Everaldo Coelho, da Yellow Icon, me surpreendi com o que ele me mostrou do Project Looking Glass, da Sun Microsystems.

Project Looking Glass, da Sun Microsystems

O projeto data de meados para o final de 2003, como podem ver pela seguinte apresentação, realizada por Jonathan Schwartz, vice-presidente executivo de softwares da Sun, em 15 de novembro de 2003:

Publicidade

As similaridades com o Mac OS X Leopard não são poucas, observe:

  • O Dock 3D está lá, igualzinho, só que com as sombras corretas dos elementos.
  • Vídeos continuam reproduzindo mesmo via seus ícones no Dock. Estranhamente, a Apple desabilitou esta função na transição do Tiger para o Leopard.
  • As anotações “atrás” de aplicativos, documentos e websites, na interface da Sun, são acessadas via um efeito “flip” (vira a janela), igualzinho ao que a Apple usou para possibilitar o acesso às configurações de widgets no Dashboard.
  • Os caras já haviam criado até mesmo o que viria a se tornar o Cover Flow. No caso do Project Looking Glass, trata-se de uma forma na qual os usuários podem reorganizar suas janelas, mais ou menos como uma alternativa ao Exposé.

O projeto foi desenvolvido por Hideya Kawahara, programador da Sun que resolveu criá-lo em seu tempo livre. Depois de demonstrá-lo para executivos da empresa, ele passou a se dedicar ao projeto full-time, com o apoio de uma nova equipe e, na ocasião, decidiu abrir o seu código para o mundo.

Ver comentários do post

Compartilhe este artigo
URL compartilhável
Post Ant.

Chama o jurídico: Apple.com vs. Apek

Próx. Post

Apple registra Me.com: novo nome do .Mac?

Posts Relacionados