O melhor pedaço da Maçã.

Beeper Mini volta a funcionar com a necessidade de login via ID Apple

Beeper Mini

E a saga do Beeper Mini acaba de ganhar mais um capítulo: após o aplicativo que permite usuários de Android usarem os serviços do iMessage ter o funcionamento interrompido pela Apple, ele voltou a funcionar hoje após uma atualização. Foram feitas, porém, algumas mudanças no funcionamento do app, as quais têm um sensível potencial de diminuição da sua segurança.

Publicidade

A principal alteração é que o registro de números de telefones não está mais funcionando (ao menos no momento). Esse era um dos principais diferenciais do Beeper Mini, que conseguia associar o número de telefone de um aparelho Android a um usuário do iMessage, tal como se fosse um iPhone. No futuro o registro poderá voltar a ser feito, segundo os desenvolvedores do app.

Agora, é necessário fazer o login com o seu ID Apple para conseguir usar o app; antes, isso era opcional. Todavia, o Beeper Mini passou a usar o email para enviar e receber mensagens no iMessage, ao invés do telefone. Ao fazer o login, um Mac localizado na Califórnia (Estados Unidos) é adicionado à sua conta, com acesso ao iMessage, havendo erros na autenticação em dois fatores em alguns casos.

Ainda assim, a empresa garantiu que a tecnologia de engenharia reversa criada anteriormente continua sendo utilizada, bem como que as mensagens continuam sendo armazenadas de forma segura e local, com criptografia de ponta a ponta. Também foi dito ao 9to5Google que o funcionamento não consiste em “fazendas” de servidores em Macs, o que significaria uma grande vulnerabilidade.

Publicidade

Com essa instabilidade, o Beeper Mini — que antes custava US$2 mensais — agora é gratuito e assim continuará até que o serviço se estabilize. Nas primeiras 48 horas após o lançamento, o app obteve mais de 100 mil instalações, embora, com a interrupção provocada pela Apple, suas avaliações na Play Store tenham caído.

Não ficou muito claro como exatamente o app voltou a funcionar, mesmo com as restrições impostas pela Maçã. Ao anunciar que havia bloqueado o funcionamento do Beeper Mini, a companhia deu como justificativa para a ação questões de segurança e afirmou que continuaria “a fazer atualizações no futuro para proteger os nossos usuários”.

A Beeper, por sua vez, contestou as alegações da Apple ao afirmar que o seu app ajuda a tornar a comunicação dos usuários mais segura por evitar o uso do SMS1Short messages service, ou serviço de mensagens curtas. A empresa também disse estar disposta a compartilhar toda a base de códigos do Beeper Mini com uma firma de segurança para uma auditoria e até mesmo identificar as mensagens advindas do app no sistema do iMessage.

É difícil saber por quanto tempo o app continuará a funcionar a partir de agora ou quão seguro ele continua sendo com as mudanças no seu funcionamento. É bastante provável, porém, que a Apple continue buscando bloqueá-lo, na medida em que a empresa demorou poucos dias para fazê-lo com o lançamento inicial.

Notas de rodapé

  • 1
    Short messages service, ou serviço de mensagens curtas

Ver comentários do post

Compartilhe este artigo
URL compartilhável
Post Ant.

Não é mais possível comprar filmes e séries pela iTunes Store no iPhone

Próx. Post

Promoções na App Store: Klipped, Joy AI, Magnet e mais!

Posts Relacionados