O melhor pedaço da Maçã.

Gerente sênior de produtos do Adobe Photoshop comenta a interface da versão CS4

John Nack publicou no início deste mês um extenso artigo sobre o futuro das interfaces dos softwares da Adobe, em especial do Photoshop CS4, projeto no qual ele está envolvido diretamente. O bacana foi a ênfase dada à plataforma Apple e os trabalhos que a empresa tem realizado em equiparar seus softwares aos da Maçã.

Publicidade

Uma das grandes revoluções da próxima geração do Photoshop talvez seja a adição de uma “moldura” ao aplicativo. Sim, tal como sempre ocorreu no mundo Windows, o editor gráfico, no Mac OS X, não mais deixará as janelas flutuando e parte do Desktop visível. Calma: o uso dela será opcional.

A imagem abaixo demonstra o funcionamento da moldura, junto com o recurso de abas implementados e um novo menu para reorganização/reposionamento de janelas, novidade que é resultado da incorporação da moldura no Photoshop CS4:

Adobe Photoshop CS4 Beta

Publicidade

Pesquisas realizadas pelo time de design de interfaces da Adobe mostraram que muitos usuários de Macs usam “gambiarras”, atualmente, para atingir efeito semelhante, do tipo: abrir um novo documento em branco, colocá-lo em modo tela-cheia e então posicioná-lo como plano de fundo para esconder o Desktop.

O vídeo abaixo mostra o funcionamento da moldura, inclusive a possibilidade de posicionar documentos flutuantes sobre ela ao mesmo tempo em que está sendo utilizada, e as facilidades que o editor oferecerá para que usuários reposicionem janelas e comparem documentos lado-a-lado:

Publicidade
[youtube]http://www.youtube.com/watch?v=p-twq85H0CU[/youtube]

Preocupada em divergir a interface dos seus produtos do grupo de softwares considerados Mac ou Apple-like, a Adobe fez uma pesquisa com softwares da própria Apple e descobriu uma série de quebras, principalmente em seus aplicativos profissionais, como o Final Cut Pro e Motion. Ainda hoje, não há uma total unificação de interfaces entre os produtos da Apple, no que diz respeito à barras de rolagem e botões de fechar/minimizar/expandir, por exemplo.

Tal como já é possível em tais softwares, os integrantes da suíte da Adobe permitirão, inclusive no Mac, que janelas sejam redimensionadas de qualquer um dos seus cantos, tal como ocorre em todo os aplicativos rodando sob o Microsoft Windows.

Nack termina afirmando o seguinte: “Nosso trabalho é aprimorar funcionalidade, e não seguir ideologias. O que for melhor, ganha. Obviamente, os times de desenvolvimento da Apple sentem liberdade para sair dos trilhos quanto à interface básica do OS se eles pensarem que isso pode beneficiar seus consumidores. Eu acho que os times da Adobe devem seguir o mesmo rumo.”

A empresa ainda decidirá se a moldura será um recurso implementado como padrão na próxima versão ou se os usuários interessados terão que habilitá-lo manualmente. De uma forma ou de outra, Nack prevê um certo espanto, principalmente dos usuários veteranos na plataforma. Todavia, tal como para ele foi um tanto difícil no começo, quem sabe, no final das contas, a novidade venha para o bem, mesmo. Eu acho que irei gostar.

[Dica do André Sugai, obrigado!]

Ver comentários do post

Compartilhe este artigo
URL compartilhável
Post Ant.

What’s Keeping Me?

Próx. Post

Universidade faz promoção e dá iPods

Posts Relacionados