O melhor pedaço da Maçã.

Media Temple lança servidor virtual baseado em Xserves com Leopard Server e Parallels

Seguindo o lançamento do Parallels Server para Mac, a (mt) Media Temple, provedora do MacMagazine, anunciou nesta semana o lançamento do (xv) Xserve-Virtual, novo plano de hospedagem baseado em Xserves rodando o OS X Leopard Server.

Publicidade

Media Temple Xserve

O programa, que encontra-se em fase beta fechada, baseia-se na estrutura de servidores virtuais, possibilitada a partir do Parallels Server e abrindo caminho para que a empresa instale múltiplas cópias do OS X Leopard Server em um mesmo Xserve — ainda que mantendo acesso flexíveis para os mais diversos recursos.

Há um pequeno número de participantes testando o serviço, por enquanto, de forma que cada cópia do sistema garante apenas 1/8 de partição e 2GB de RAM, de máquinas com dois processadores Intel Xeon Quad-Core de 2.8GHz, com um total de 32GB 800MHz DDR2 RAM e 3 discos de 300GB 15.000RPM SAS com 16MB de cache em um Xserve RAID Card.

Publicidade

O bacana é que, além de reduzir os custos, servidores virtuais colocam nas mãos do provedor a responsabilidade pela manutenção do hardware. A natureza virtual do serviço significa, também, que o processamento e banda dos servidores são compartilhados entre os consumidores.

O plano pode ser usado para hospedar sites, rodar servidores de iChat e iCal, utilizar o Podcast Producer ou qualquer coisa que um Xserve comum numa rede possa fazer. Tudo que pode ser instalado num Mac, pode ser instalado no (xv), sendo que ele pode ser controlado via Screen Sharing e/ou Remote Desktop.

Publicidade

Já existe até mesmo um widget para monitoramento do servidor:

Widget (xv) Media Temple

A (mt) Media Temple ainda irá decidir a estrutura de preços do (xv) Xserve-Virtual, principalmente a partir do feedback que receber nesta fase de testes. Nós preferimos deixar os outros fazerem esse trabalho sujo para, quem sabe, mais tarde migrarmos também para Xserves. Seria legal.

Ver comentários do post

Compartilhe este artigo
URL compartilhável
Post Ant.

Um balde de som à prova d’água

Próx. Post

What’s Keeping Me?

Posts Relacionados