O melhor pedaço da Maçã.

D’Incao afirma ser 1ª escola com um MacBook por aluno da América Latina

D\'Incao Instituto de EnsinoVocê já pensou em estudar num colégio onde tivesse um MacBook inteiramente à sua disposição? É o caso da D’Incao Instituto de Ensino, que intitula-se “a primeira escola da América Latina” a oferecer um MacBook por aluno. Além disso, há iMacs de 20" em todas as salas, servidores Xserve e intensa utilização das suítes iWork e iLife.

Publicidade

Conversei com Giordano Guastala, gerente de TI do instituto, que me contou um pouco sobre o projeto da D’Incao, dirigida pelo Pedro D’Incao.

D\'Incao Instituto de Ensino

Publicidade

Segundo ele, a escola não abandonou o uso de livro e cadernos. Eles estão sempre à disposição dos professores, que escolhem qual meio é o mais adequado para o ensino. Num recente documentário de história realizado pelos alunos, por exemplo, os softwares iMovie e GarageBand foram utilizados na edição e narração do vídeo. No caso de aulas de geografia, por sua vez, o Google Earth é bastante utilizado, facilitando a compreensão visual pelos estudantes.

Giordano conta que todo o controle das máquinas é feito através do Apple Remote Desktop. Ainda assim, a escola não bloqueia o acesso a nada, apenas alerta os estudantes de que eles serão punidos caso não cumpram as regras.

Como uma instituição que oferece ensino em período integral, durante os intervalos os alunos podem livremente utilizar as máquinas para jogar, acessar MSN, Orkut etc. Esses espaços de tempo, todavia, muitas vezes são ocupados com aulas extras de edição de vídeos, diagramação, Flash, Java e robótica, além de artes cênicas, astronomia, entre outras atividades.

Publicidade

D\'Incao Instituto de Ensino

“Muito se falava sobre a urgente necessidade de implementação tecnológica associada à educação. Falava-se de aulas interativas, lousa digital, multimídia, realidade virtual, computadores em sala de aula, mas até então o que se via era a sub-utilização desses recursos. O que percebíamos era um enorme vazio metodológico no que se referia a como associar Tecnologia & Educação. Em outras palavras, tem-se os recursos mas não a metodologia na utilização dos mesmos em Educação”, explica Pedro.

“Quando resolvemos montar um Ensino Médio (até então éramos apenas Pré-Vestibular) nos perguntamos se não era a hora de utilizarmos de fato a Tecnologia integrada à Educação. Como havíamos estudado muito esse tipo de aplicação em todo mundo (sucessos e insucessos) nos sentimos seguros em adotar em nossa proposta pedagógica com um forte apoio tecnológico.”

Publicidade

D\'Incao Instituto de Ensino

Pedro considera que não adianta lutar contra a incorporação da internet/informática no dia-a-dia das crianças. Resta-lhes transformar tais possibilidades em conhecimento: “A importância surge da possibilidade de utilização dos recursos tecnológicos para aprimorar alguns processos educacionais, tais como coleta de dados em ciências experimentais, produção de trabalhos e projetos, demonstrações teóricas, trocas de informações e pesquisas.”

Sobre o uso da plataforma Apple, ele conta que todos simplesmente “amam” seus Macs: “A possibilidade de recursos interativos e de produção deixam os alunos fascinados como seus MacBooks. Eles andam para cima e para baixo com seus Macs, no laboratório, em sala de aula, no intervalo. É a linguagem dessa geração, basta direcionar essa linguagem para o conhecimento (esse é o grande desafio).”

D\'Incao Instituto de Ensino

O projeto da instituição deu prioridade aos produtos da Apple devido a diversos aspectos, entre eles segurança (inexistência de vírus etc.), estabilidade do sistema, o pacote iLife, facilidade operacional e recursos avançados para trabalho em rede. “…muitos pais [dos nossos alunos] já estão trocando seus PCs por Macs”, conta Pedro.

A implantação de todo o projeto, de acordo com Giordano, durou 3 meses e continua até hoje. Para os alunos que nunca tinham visto um Mac de perto, foram criadas apostilas sobre o iWork e iLife, além de ministrarem aulas sobre o Mac OS X e cuidados que devem ser levados em consideração com relação às máquinas.

Na medida em que a escola crescer, já existem planos de aquisição de novos iMacs e MacBooks. A D’Incao Instituto de Ensino fica na Rua Dr. Fuas de Mattos Sabino, 16-45 – Jd. Europa, em Bauru (SP). Seu telefone é (14) 3227-3524.

Ver comentários do post

Compartilhe este artigo
URL compartilhável
Post Ant.

Portugal ganha uma quase Apple Retail Store

Próx. Post

Seagate quer fabricar apenas HDs de 2,5″

Posts Relacionados