O melhor pedaço da Maçã.

Nokia adquire Symbian, abre seu código e corre atrás da Apple e do Google

Tá na hora de tirar o atraso. Mês que vem chegará ao mercado o iPhone 3G com o OS X iPhone 2.0 e, daqui para o final do ano, veremos os primeiros telefones celulares com o Google Android. Para conter tamanha revolução no mercado, a Nokia anunciou hoje que está comprando a Symbian Ltd. e abrindo toda a sua plataforma móvel.

Publicidade

SymbianA Nokia pagará US$410 milhões para adquirir os 52% restantes de ações da companhia que não possui e, a partir daí, consolidará a Symbian Foundation, organização sem fins lucrativos que incentivará a “inovação na plataforma” e abrirá os braços para uma comunidade ainda maior. Entre as companhias participantes, estarão Nokia, Sony Ericsson, Motorola, NTT DoCoMo, AT&T, LG Electronics, Samsung Electronics, STMicroelectronics, Texas Instruments e Vodafone Group. Todos poderão utilizar o Symbian OS através de uma licença livre de royalties.

A Symbian Ltd. era originalmente formada via uma parceria entre Ericsson, Nokia, Motorola e Psion, em 1998. Desde então, o sistema operacional mobile da empresa cresceu de forma a rodar em 2/3 de todos os smartphones hoje existentes — cerca de 6% de todos os telefones, no mundo.

A Nokia espera que a aquisição seja finalizada até o quarto trimestre de 2008.

Ver comentários do post

Compartilhe este artigo
URL compartilhável
Post Ant.

Caixa de som da JVC com dois docks

Próx. Post

Logitech lança webcam QuickCam Vision Pro para Macs

Posts Relacionados