Apple quer usar transparências para resolver “problema” de janelas sobrepostas

Apesar de eu não enxergar desta forma, o fato dos sistemas operacionais atuais trabalharem com “janelas sobrepostas” é visto, por muitos, como um problema. Um recente pedido de patente publicado pela Apple procura resolver isso através do uso gradual e controlado de transparências em janelas.

Publicidade

A importância de tal resolução, segundo o documento, é que, ao se sobreporem, janelas podem esconder informações valiosas, como outras janelas e/ou ícones. “O acesso à informação desejada pelo usuário pode ser dificultado devido a esta sobreposição”, explica a empresa.

Patente de janelas transparentes no Mac OS X

De acordo com a patente, janelas flutuantes que não forem atualizadas com novas informações em um determinado espaço de tempo aos poucos se tornarão transparentes, de forma que as janelas debaixo se tornem visíveis ao usuário. Mais do que isso, ele poderá interagir com a janela e os elementos escondidos.

Publicidade

A janela poderá se tornar transparente de forma gradual, a depender das configurações do aplicativo que a controla. Ele poderá, inclusive, definir um limite total de transparência para a janela, de forma que ela continue visível ao usuário, mesmo quando não utilizada.

Não sei — já que nunca o utilizei —, mas acho que algo bastante parecido com isso já existe há bastante tempo no Ubuntu. Alguém confirma?

Posts relacionados

Comentários

Carregando os comentários…