O melhor pedaço da Maçã.

A complexidade dos jogos para iPhone

Um dos grandes destaques da WWDC foram os jogos desenvolvidos para iPhones e iPods touch. Como já foi mostrado no BLOG, essa plataforma traz grandes possibilidades na criação de jogos, principalmente pelos recursos de touchscreen e sensor de movimentos, que incrementam a jogabilidade.

Publicidade

Jogos apresentados na WWDC

Chris Foster, desenvolvedor da Harmonix — empresa responsável pelos sucessos Guitar Hero e Rock Band — falou recentemente sobre o desenvolvimento de jogos para os gadgets da Apple.

Para Foster, esses games precisam ser extremamente casuais, ou seja, sem muita complexidade, já que os usuários do iPhone e do iPod touch não são os mesmos do PSP e do Nintendo DS.

Publicidade

Como jogar não é a principal função do aparelho (perdendo para as ligações, músicas, vídeos e até browser), outro ponto colocado foi o tempo de duração dos tais jogos casuais, onde o usuário ficaria em média de 5 a 10 minutos nesta atividade, para preencher pequenos tempos livres do dia-a-dia.

Problemas em jogos para iPhone

Publicidade

Além da complexidade, que neste caso não é bem-vinda, outras limitações precisam ser levadas em consideração. Por exemplo, ao usar os movimentos do iPhone para controlar o jogo, algo a ser pensado é o ângulo de visão da tela que, quando muito inclinada, dificulta a visibilidade dos elementos.

A conclusão disso é que, apesar da empolgação dos desenvolvedores de games para a plataforma do iPhone, é preciso pensar em outros fatores para não exagerar na criação e acabar falhando nos novos jogos.

Com tanto a ser explorado, ficamos aguardando (além do iPhone 3G, é claro) o lançamento dos jogos e outros aplicativos na App Store com muita expectativa!

Ver comentários do post

Compartilhe este artigo
URL compartilhável
Post Ant.

Diablo III anunciado para Windows e Mac OS X

Próx. Post

Camiseta de inauguração da Apple Store vira item de colecionador a venda do eBay

Posts Relacionados