O melhor pedaço da Maçã.

Sonico chega oficialmente ao Brasil oferecendo uma rede social mais agradável

Estive hoje presente no pequeno evento de lançamento da rede social argentina Sonico em terras tupiniquins. E não é que a proposta dos “hermanos” é realmente boa? Ele foi criado em julho de 2007 por Rodrigo Teijeiro e conta com aproximadamente 24 milhões de pessoas cadastradas, das quais a maior parte (5 milhões) está em nosso país.

Publicidade

Atualmente, eles já são a segunda maior rede social em número de membros no Brasil, já que uma versão beta do site em nosso idioma estava disponível desde ano passado. Mas hoje eles saíram desse estágio e estão mirando o público brasileiro com um único diferencial: oferecer uma rede social melhor, tanto em serviços e utilidade quanto em privacidade e moderação.

O site visa à facilidade de uso desde o início: criar um perfil e começar a se comunicar na rede leva menos de um minuto. Customizá-lo é ainda mais fácil e os resultados são bem legais, podendo mesclar esquemas de cores e imagens da sua escolha.

Durante o evento de lançamento e por meio de uma pequena navegação que fiz pelo site, a imagem que tive do Sonico deveria ser padrão em qualquer outra rede social: um espaço agradável, constituído de perfis verídicos e com flexibilidade em níveis de privacidade, valorizando as peculiaridades das regiões onde está presente. 

Explico: ao navegar por outros sites do mesmo tipo, costumo ver muitos perfis falsos, geralmente usados para transmitir conteúdo malicioso e invadir a privacidade de usuários legítimos. No Sonico, existe um sistema de moderação pró-ativa, acompanhado do suporte de um equipe de profissionais que assegura que qualquer informação ou perfil criados no site sejam verídicos e relevantes.

O mesmo vale, segundo os criadores do Sonico, para fotos e vídeos.

Outra questão abordada foi quanto aos miniaplicativos das redes sociais, desenvolvidos graças à plataforma aberta OpenSocial. Ainda pouco explorada pelos usuários brasileiros, ela estará presente no Sonico dentro de algumas semanas, com o mesmo esquema de moderação que o dos perfis: apenas oferecendo aplicações úteis e divertidas para os usuários. Algumas delas são oferecidas nativamente e permitem que você publique seus updates de serviços como Twitter, Flickr ou mesmo o seu próprio blog.

Caso você queira se divertir com seus amigos, pode optar por um joguinho online sem sair do Sonico. Há várias categorias de minigames para escolher na rede, e você pode jogar com um amigo ou sozinho.

O Sonico oferece ainda vários outros serviços úteis para seus usuários. Você pode, por exemplo, cadastrar eventos pessoais e divulgar entre seus amigos de forma fácil, enviar cartões postais, solicitar impressão de álbuns de fotos compartilhados na rede e até fazer a recarga online dos créditos de seu celular. Este último serviço ainda não está disponível para nós, mas a Claro será a primeira a disponibilizá-lo, em breve.

Imagino que muitos de nossos leitores já possuam perfis em mais de uma rede social, mas se você quiser se comunicar com seus amigos sem se incomodar com conteúdo ilegítimo, recomendo dar uma olhada no Sonico. A comunidade do MacMagazine também está lá, para aqueles que se registrarem no serviço.

Ver comentários do post

Compartilhe este artigo
URL compartilhável
Post Ant.

Dica: como criar um suporte para iPhones e iPods touch com um clip para papel

Próx. Post

Leitores do MacMagazine se organizam para irem à Macworld Expo SF em janeiro

Posts Relacionados