O melhor pedaço da Maçã.

Ferramenta para overclock de Mac Pro aparece na web

ZDNet Overclock ToolO site alemão ZDnet publicou ontem um utilitário que permite que usuários de Mac Pro façam overclock dos seus sistemas.

Publicidade

A ferramenta, chamada ZDNet Clock Tool, foi testada pelo próprio pessoal do site utilizando dois modelos diferentes de Mac Pro: o primeiro a ser testado foi um da última geração, lançado em janeiro desse ano, com a configuração padrão oferecida pela Apple. A velocidade de clock dos processadores Xeon da máquina subiu de 2.8 para 3.24GHz, um aumento de 15,7% na performance.

ZDNet Overclock Tool em um Mac Pro da última geração

ZDNet Overclock Tool em um Mac Pro da última geração: clique para ampliar

O segundo teste foi feito utilizando um Mac Pro da primeira geração, introduzido em agosto de 2006, utilizando a mesma configuração padrão. Neste teste, a velocidade de clock subiu de 2.66 para 3.1GHz, um aumento de 13,5% na performance.

ZDNet Overclock Tool em um Mac Pro da primeira geração

ZDNet Overclock Tool em um Mac Pro da primeira geração: clique para ampliar

Apesar de ser possível obter um aumento de performance considerável, a técnica de overclock requer bastante cuidado e oferece muitos riscos ao sistema. A versão atual dessa ferramenta carrega uma extensão no kernel do Mac OS X para funcionar corretamente, o que força a velocidade de clock a aumentar quando o sistema é iniciado. Tal artifício é necessário para que a velocidade seja mantida caso o computador seja reiniciado ou volte do repouso, por exemplo. Além disso, os dados fornecidos pelo utilitário são muito imprecisos, o que impede que resultados válidos sejam obtidos por meio deste procedimento.

Como toda técnica de overclock, há uma série de limitações que podem variar dependendo da poder de processamento e do hardware da máquina em que ela vai ser usada. Mas, no caso de um Mac Pro, a coisa complica um pouco. Isso acontece porque ele usa a memória RAM com correção de erros, o que impede que dados inválidos deixem a memória do sistema. Dessa forma, a sobrecarga causada pelo overclock impediria o processador de corrigir todos os erros dessa memória, o que levaria a um kernel panic. Esse tipo de reação da máquina pode ser mais freqüente naquelas com processadores mais poderosos.

Publicidade

A ferramenta de overclock só pode ser usada em Macs Pro e está disponível para download na página da ZDNet. Considere a necessidade de usá-la com cuidado e por sua conta e risco, pois ela pode ser extremamente prejudicial a sua máquina.

Contudo, a menos que queira fundir átomos no seu Mac, você não possui a necessidade de usá-la, não é? 😀

[Dica do troddentrack em um tópico do nosso FÓRUM.]

Ver comentários do post

Compartilhe este artigo
URL compartilhável
Post Ant.

Contas do Google agora integradas às do YouTube; conheça sua nova homepage

Próx. Post

SambaClub oferece estampas para macmaníacos: concorra a 3 delas!

Posts Relacionados