Duas estimativas levantadas pela DigiTimes sobre o mercado de tablets e net/notebooks trazem ótimas notícias para a Apple: segundo uma firma de pesquisas, o iPad será responsável por 93% das vendas de tablets em 2010 — num total de 16,4 milhões de unidades vendidas. Em 2011, a participação relativa do gadget da Maçã deverá cair para 75%, com a chegada de concorrentes, num universo de 35 milihões de tablets vendidas.
Esclarecendo: estas previsões dizem que a Apple venderá mais de 15 milhões de iPads em 2010 e mais de 26 milhões no ano que vem. Será que são previsões otimistas? 😉
Adicionalmente, o iPad já vem exercendo pressão no mercado de netbooks, tendo supostamente reduzido a demanda por eles em 30% — supressão que pode chegar a 40% em 2011. A sobreposição de funções no mercado é apontada como principal causa para essa observação — o que nos faz imaginar que, de fato, o iPad é a resposta da Apple aos críticos que demandavam o lançamento de um netbook com a marca da maçã.
O mercado de MacBooks, parece continuar livre de ameaças por parte de tablets: Apple e Lenovo seriam as duas marcas com maior acréscimo no volume de encomendas em Taiwan, enquanto a HP sofreu uma queda de 9% em relação ao trimestre passado. A produção de notebooks tradicionais em Taiwan cresceu 48,6% no trimestre, enquanto a de netbooks retraiu-se 12% — a primeira queda desde que a categoria foi introduzida no mercado.
Antes de estourar o champanhe e comprar AAPL loucamente, porém, é bom lembrar que a DigiTimes tem aparecido com umas conversas meio estranhas.
[via 9 to 5 Mac]