O melhor pedaço da Maçã.

Blogger in Draft: novidades do Google para seus blogueiros

Os atuais usuários do Blogger já podem testar o novo Blogger in Draft (ou “Blogger em Rascunho”), a maior atualização já feita pelo Google em seu serviço de criação e gerenciamento de blogs.

Publicidade
Blogger em Rascunho: novo gerenciador

Blogger em Rascunho e seu novo gerenciador: clique para ampliar

Além de contar com uma interface mais amigável, o serviço traz um novo editor de postagens muito mais inteligente que o da versão atual. No modo visual, ele permite mover e editar objetos na própria janela de postagem, dispensando menus popup para adicionar imagens e outros objetos.

Infelizmente, ainda não conta com o recurso de auto-save para gravar automaticamente as postagens enquanto estão sendo editadas. Ele não possui, também, os recursos de upload de vídeos e corretor ortográfico, presentes na versão anterior do serviço.

Blogger em Rascunho: tela de postagem

Blogger em Rascunho e sua nova tela de postagem: clique para ampliar

O modo HTML, apesar de ter perdido a barra superior, continua bastante funcional e permite que uma infinidade de HTML snipets sejam adicionados às postagens, principalmente dos serviços do Google, como vídeos do YouTube, documentos do Google Docs, mapas do Google Maps e muitos outros.

O novo editor está mais inteligente e não substitui linhas vazias por tags de quebra de parágrafo. Assim você adicionar tabelas, listas, pequenos estilos e scripts e outros objetos aos seus posts de uma forma bem mais ampla que o WordPress, por exemplo.

Blogger em Rascunho: editor HTML

Editor HTML do Blogger em Rascunho: clique para ampliar

Apesar dos modelos de blog continuarem sendo os mesmos da versão atual do serviço, a customização de layouts aumentou muito. A nova janela de inserção de gadgets de página exibe uma enorme variedade de recursos diferentes que podem ser adicionados à página do blog, separados em categorias. Ela possui um sistema de busca, que facilita a localização de gadgets específicos.

Janela de gadgets do Blogger in Draft

Janela de gadgets do Blogger in Draft: clique para ampliar

O recurso de comentários do Blogger in Draft agora é inline. Isso quer dizer que você pode fazer comentários numa postagem na própria janela da mesma, sem ter que ir para outra página ou abrir um popup, como era na versão anterior. Mas a forma para ativar esse recurso nas postagens é muito tortuosa, pois depende da inserção de um código HTML em cada post criado. Ponto para o WordPress, que sempre ofereceu esse recurso nativamente.

Para os usuários que querem criar blogs com boa aparência de uma forma fácil e rápida, o Blogger é uma excelente opção e essas novas funcionalidades estão funcionando muito bem, apesar delas ainda estarem em fase beta. Quem já possui blogs cadastrados no serviço do Google pode migrar para o novo gerenciador: basta acessar a página do Blogger em Rascunho e marcar a caixa “Tornar o Blogger em Rascunho meu painel padrão” no alto da página.

Ver comentários do post

Compartilhe este artigo
URL compartilhável
Post Ant.

Mac OS X Tiger ganha atualização de segurança: Security Update 2008-004

Próx. Post

Um dia na vida de um maníaco por celular

Posts Relacionados