O melhor pedaço da Maçã.
MM News

Receba os nossos principais artigos diariamente, por email.

Como definir o Gmail como cliente de email padrão no Firefox 3

Se você é um dos milhões que já instalaram o Firefox 3, há um novo recurso muito bacana no navegador que permite que usuários definam o Gmail como o “cliente” de email padrão para links mailto:. Eu detesto quando clico em algum desses e o Mail abre com o assistente de configuração de uma nova conta de email — já que não o utilizo na minha máquina.

Publicidade

Agora você pode fazer com que o Firefox abra, simplesmente, uma nova janela de envio de mensagem, dentro do próprio Gmail. Veja como proceder:

  1. Vá ao Gmail e logue-se na sua conta.
  2. Quando estiver dentro do Gmail, copie e cole o seguinte código na barra de endereços do Firefox 3 e pressione Enter. (Se você for um usuário Google Apps, utilize a segunda linha de código, mas não esqueça de substituir yourdomain.com pelo seu domínio de fato)
javascript:window.navigator.registerProtocolHandler("mailto","https://mail.google.com/mail/?extsrc=mailto&url=%s","Gmail")
javascript:window.navigator.registerProtocolHandler("mailto","https://mail.google.com/a/yourdomain.com/mail/?extsrc=mailto&url=%s","Gmail")

Gmail como default no Firefox 3

Publicidade
  1. Clique em “Add Application”. Pronto! Você agora adicionou o Gmail à lista de clientes de email do Firefox.
  2. Para definir o Gmail como padrão, clique neste link (apenas um mailto: de exemplo) e você verá uma caixa de diálogo com a lista dos aplicativos disponíveis.

Gmail como default no Firefox 3

  1. Selecione o Gmail e marque a opção “Remember my choice for mailto links”.
  2. Depois disso, feche a janela de composição de mensagem.

Esta configuração pode ser modificada a qualquer momento através do menu Firefox » Preferences. Na aba “Applications”, vá até a opção “mailto” e, no menu drop-down à direita, escolha o novo aplicativo default.

Gmail como default no Firefox 3

Publicidade

Caso você tenha problemas, certifique-se de ter copiado toda a linha de código acima. Se ainda assim não conseguir, é possível que você tenha modificado uma configuração avançada — talvez até sem saber. Para voltá-la à padrão, digite about:config no browser e certifique-se de que o parâmetro network.protocol-handler.external.mailto está definido como true.

Que tal? 🙂

Ver comentários do post

Carregando os comentários…
Artigo Anterior

Desenvolvedores têm até o dia 07 para se garantirem no lançamento da iTunes App Store

Próximo Artigo

Apple pode estar planejando vender iPhones 3G também em Apple Premium Resellers

Posts Relacionados