O melhor pedaço da Maçã.

Novos recursos e apps da próxima geração do CarPlay surgem no iOS 17.4

Interface multitelas do CarPlay no iOS 16

Apresentada originalmente na WWDC22, esperava-se que a próxima geração do CarPlay debutasse nos primeiros veículos em algum momento do ano passado — e, embora algumas fabricantes já tenham divulgado prévias de como implementarão o novo sistema, nenhum modelo compatível com ele de fato foi lançado ainda.

Publicidade

Agora, a Apple atualizou a sua página do CarPlay (nos Estados Unidos, diga-se) com a informação de que os primeiros veículos são esperados para este ano, como visto pelo pessoal do MacRumors e previamente divulgado por algumas montadoras.

Além disso, a primeira versão beta do iOS 17.4, liberada ontem, também trouxe mais indícios do que esperar da próxima geração do sistema veicular da Apple, incluindo novos aplicativos e recursos.

NOVO: a Apple confirmou que os primeiros modelos de veículos dos EUA com suporte à próxima geração do CarPlay serão lançados em 2024, como a Aston Martin disse anteriormente.
A beta do iOS 17.4 revelou 8 novos aplicativos para CarPlay: Configurações automáticas, Câmera do carro, Carga, Clima, Fechamentos, Mídia, Pressão dos pneus e Viagens.

Mais precisamente, os novos aplicativos estão relacionados com o fato de a próxima geração do CarPlay se integrar ainda mais às funções nativas do carro. Portanto, esses apps permitirão configurar preferências e recursos dos veículos.

Publicidade

São eles:

  • Configurações automáticas: permitirá gerenciar iPhones emparelhados e ajustar as configurações do veículo.
  • Câmera do carro: mostrará a imagem da câmera traseira (e/ou frontal) do veículo.
  • Carga: para veículos elétricos, este aplicativo exibirá o nível da bateria, o status de carregamento, o tempo restante até que a bateria esteja totalmente carregada, entre outros.
  • Clima: fornecerá acesso aos controles de temperatura do veículo, incluindo o ar-condicionado ou sistema de aquecimento, velocidade do vento, bancos aquecidos, volante aquecido, entre outros.
  • Fechamentos: mostrará se alguma das portas do veículo for aberta e também poderá exibir símbolos de alerta do veículo.
  • Mídia: fornecerá acesso aos controles de estações de rádio no CarPlay, além de outras opções de mídia, como SiriusXM.
  • Pressão dos pneus: exibirá a pressão do ar para cada um dos pneus do veículo e fornecerá avisos de baixa pressão, alta pressão e pneus furados.
  • Viagens: fornecerá uma variedade de dados relacionados à condução, como a velocidade média do veículo, a eficiência de combustível ou a eficiência energética, o tempo total decorrido e a distância percorrida em uma viagem, entre outros.
Aqui estão 7 aplicativos chegando ao CarPlay 2.0 encontrados no iOS 17.4:
Câmera do carro
Configurações automáticas
Fechamentos
Carga
Clima
Mídia
Viagem

Também foi identificado, na beta do iOS 17.4, que o novo CarPlay exibirá uma tela de despedida “Adeus” (“Goodbye”) — semelhante à saudação “Olá” (“Hello”) que já existe em vários dispositivos da Apple — depois que o motorista desligar o veículo. Da mesma forma, o sistema “confirma” que os usuários poderão ajustar o tema e o esquema de cores do novo CarPlay, incluindo a aparência do painel de instrumentos.

Com o CarPlay 2.0, quando você desligar o carro, haverá uma imagem de “Adeus” mostrada na tela.
Semelhante ao famoso “Hello” mostrado abaixo.

A Apple não indicou se algum recurso do novo CarPlay será disponibilizado para a atual geração do sistema. Além disso, pode ser que a versão final do iOS 17.4, esperada para março, traga ainda mais detalhes sobre essas novidades.

Ver comentários do post

Compartilhe este artigo
URL compartilhável
Post Ant.

Apple ainda analisará apps distribuídos em lojas alternativas na UE

Próx. Post

Apple divulga curta vietnamita gravado com o iPhone 15 Pro

Posts Relacionados