O melhor pedaço da Maçã.
MM News

Receba os nossos principais artigos diariamente, por email.

Como resolver o velho problema do Finder abrir arquivos em ordem maluca

Desde que o Mac OS X existe, um chato bug o acompanha que, dentre outros, esperamos que seja solucionado de uma vez por todas na sua próxima versão 10.6 Snow Leopard. Enquanto isso, estamos aqui para te dar algumas dicas alternativas.

Publicidade

Se você for um usuário do Adobe Photoshop, é um provável candidato a já ter passado por isso. Após selecionar um grupo de arquivos no Finder e arrastá-los para o ícone do PS no Dock, o programa os abre numa ordem super maluca — nada de acordo com a classificação alfabética deles no Finder.

Ordem de abertura de arquivos

Vamos às alternativas:

Publicidade

Modo coluna + duplo-clique

Primeiro, é necessário que você utilize o Finder em modo de colunas. Para isso, clique no terceiro botão na barra de ferramentas do Finder (um retângulo com dois traços no meio), utilize o menu View » as Columns ou, simplesmente, use o atalho Command + 3.

Publicidade

Agora, você pode simplesmente selecionar os arquivos e, com um duplo-clique, eles serão abertos na ordem desejada, dentro do aplicativo padrão para abertura dos formatos dos arquivos em questão. Note que, ainda assim, você não conseguirá o mesmo efeito se arrastá-los para o ícone no Dock.

Ordem de abertura de arquivos

Uma alternativa ao duplo-clique é clicar com o botão direito do mouse (ou com Ctrl) na lista de arquivos selecionados e escolher o programa desejado dentro do menu “Open With” (“Abrir Com”).

Publicidade

Use a caixa de diálogos Abrir/Open do aplicativo

Se isso funciona no Photoshop, deve se aplicar a diversos outros aplicativos. Para evitar o problema, selecione o grupo de arquivos desejados pela própria janela Abrir/Open do programa em questão: Command + O.

Ordem de abertura de arquivos

Navegue pelos seus arquivos via Adobe Bridge

Ainda focando no Photoshop, uma ótima alternativa é usar o software acompanhante Adobe Bridge para navegar e abrir os seus arquivos. Além de eliminar o bug da ordem desejada, ele oferece uma série de recursos especiais — principalmente relacionados à classificação de listas de arquivos — muito bacanas.

Ordem de abertura de arquivos

[Via: CreativeTechs.]

Ver comentários do post

Carregando os comentários…
Artigo Anterior

Apple começa a preparar suas lojas para o lançamento do iPhone 3G

Próximo Artigo

Vodafone revela tabela de planos do iPhone 3G em Portugal

Posts Relacionados