O melhor pedaço da Maçã.

Google une-se ao eBay e PayPal na luta contra phishing

GmailTalvez você nunca tenha ouvido falar, ou talvez tenha mas não saiba o que é: phishing é, provavelmente, o pior tipo de spam (email indesejado). São essas mensagens que tentam enganar usuários para obter acesso a informações e dados pessoais/confidenciais.

Publicidade

Phishings clássicos são os que se disfarçam de mensagens oficiais de bancos ou do PayPal (que não é tão popular no Brasil, mas bastante utilizado no mundo) e solicitam a senha do usuário para que tenham acesso à sua conta. Hoje em dia, essas mensagens são muito bem produzidas e não deixam nada a desejar em comparação com as originais, por isso o mínimo de distração pode enganar pessoas inocentes.

Há muito tempo o Google já trabalha em recursos que bloqueiam esse tipo de mensagem, mas eles nem sempre funcionam 100%. Boa parte da sua efetividade depende do feedback dos próprios usuários. Caso você não saiba, o ideal para que o sistema dele seja cada vez mais aprimorado é que você não simplesmente apague spams, mas sim reporte-os como tal:

Report Spam no Gmail

Report Spam no Gmail

Com phishing é a mesma coisa, veja:

Report phishing no Gmail

Report phishing no Gmail

Visando melhorar ainda mais as coisas para os usuários, o Google anunciou hoje que firmou uma parceria com o eBay e a PayPal, de forma que todas as mensagens enviadas por ambos serão agora pré-autenticadas pelos servidores do Google. Isso significará que, caso seja detectada uma fraude, elas nem mesmo chegarão à pasta spam do Gmail!

Para realizar a façanha, desde 2004 o Google implementou no seu serviço padrões mundiais de autenticação de emails, como o DomainKeys e o DomainKeys Identified Mail (DKIM). O uso de tais ferramentas, porém, depende que uma grande massa passe a utilizar o sistema para “assinar” seus emails — sem isso, fica bem complicado dizer se trata-se de um phishing ou não.

Publicidade

A partir de agora, todos os emails que vierem do paypal.com ou ebay.com (e todas as suas versões internacionais) serão automaticamente autenticados pelo Gmail. Se não passarem pelo filtro, eles simplesmente não serão aceitos pelo Gmail, o que dá mais conforto para os usuários ao saberem que, quando uma mensagem chegar de uma das gigantes, ela com certeza não será fraudulenta. Todos sabemos que spams que exploram o eBay e PayPal são uma fração dos existentes hoje em dia, mas a iniciativa já começa cortando o mal pela raiz.

Pra falar a verdade, a novidade já está sendo testada pelo Google há algumas semanas e funciona tão bem que poucas pessoas notaram. Agora só resta que outras grandes empresas sigam o exemplo do eBay e da PayPal e passem também a autenticar suas mensagens, de forma a acabar de uma vez por todas com os emails indesejados.

Ver comentários do post

Compartilhe este artigo
URL compartilhável
Post Ant.

Sugestão para a Apple: Cover Flow nos contatos do iPhone

Próx. Post

Brasil ainda sustenta título de iPod mais caro do mundo

Posts Relacionados